Siga o OTD

Golfe

Andrey Borges fecha primeiro dia do LAAC em terceiro lugar

Brasileiro fechou o campo com quatro tacadas abaixo do par, duas a mais do que os líderes. Guilherme Grimberg, Fred Biondi, Lucas Park e Matheus Park também competiram

Andrey Borges Xavier golfe amador LAAC
(divulgação/CBG/arquivo)

O brasileiro Andrey Borges Xavier fechou o primeiro dia do Latin America Amateur Championship (LAAC) de golfe amador na terceira colocação ao lado do argentino Vicente Marzilio e do chileno Martín León. Os três completaram o campo com 68 tacadas, quatro abaixo do par e duas a mais do que os dois líderes, Roberto Nieves, de Porto Rico, e Segundo Oliva Pinto, da Argentina. Fred Biondi foi o segundo melhor do país no dia, o 11º com duas abaixo, seguido por Lucas Park em 56º (+4), Guilherme Grimberg em 69º (+6) e Matheus Park na 78ª colocação (+7).

Disputado na na República Dominicana, o LAAC conta com a participação de 108 golfistas de 29 países e termina no domingo (23). O campeão recebe um convite para o Masters Tournament do Augusta National Golf Club e uma isenção para o 150º Open em St Andrews. O vencedor também recebe isenção do Campeonato Amador da modalidade, do Campeonato Amador dos EUA e de qualquer outro amador para qual esteja elegível da federação de golfe dos Estados Unidos, a USGA, e esteja isento da fase final de qualificação para o 122º Aberto dos EUA. As melhores colocações de brasileiros foram na primeira edição, em 2015, com o terceiro lugar de André Tourinho, e em 2019 com Andrey Xavier ficando em quinto lugar e Fred Biondi, em sexto.

LAAC brasileiros golfe amador República Dominicana Teeth of the Dog
(divulgação/CBGolfe)

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Golfe latino

Fundado pelo Torneio Masters, The R&A e USGA, o LAAC foi estabelecido para desenvolver o golfe amador na América do Sul, América Central, México e Caribe. O campeonato passa anualmente pelos melhores campos da América Latina. Dentre os atletas que o disputaram, destaques para vencedores do PGA Tour e atletas olímpicos de 2020, como o chileno Joaquin Niemann, campeão em 2018 e Sebastián Muñoz, da Colômbia. A atual edição estava originalmente agendada para 14 a 17 de janeiro, no Peru, mas foi adiada devido à pandemia. O presidente da Confederação Brasileira de Golfe (CBGolfe), Osmar da Costa Sobrinho, está presente na República Dominicana, também como presidente da Federação Sul-Americana de Golfe (FSG).

Mais em Golfe