Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Brasil bate a China e é tricampeão mundial de goalball

De virada, Brasil vence a China e conquista o terceiro título consecutivo no Campeonato Mundial de goalball

Brasil x China - Seleção masculina posa para foto
(Renan Caioli/CBDV)

A seleção masculina de goalball do Brasil segue no topo do mundo. Nesta sexta-feira (16), a equipe derrotou a China na final do Campeonato Mundial da modalidade disputado em Matosinhos, Portugal. O Brasil levou o título após uma virada nos minutos finais, com a vitória por 6 a 5 sobre o time chinês.

Com isso, a equipe sagrou-se tricampeã, já que trambém venceu em 2014 e 2018, passando a ser a única seleção no mundo a levantar o troféu em três oportunidades. Lituânia e a Alemanha venceram duas vezes cada. A campanha valeu, ainda, vaga nos Jogos Paralímpicos de Paris, em 2024, onde Leomon Moreno, Parazinho e companhia vão atrás do bicampeonato. Em Tóquio-2020 o time ficou com o ouro batendo a mesma China na decisão.

Brasil x China - Seleção masculina posa para foto. Em ordem: Leomon, Romário, Parazinho, Paulo Saturnino, André Dantas e Emerson
Leomon, Romário, Parazinho, Paulo Saturnino, André Dantas e Emerson (Renan Caioli/CBDV)

“Primeiro é uma honra ter recebido um time multicampeão, o trabalho vinha sendo muito bem feito, e a gente está botando a nossa cara nesse time”, disse o técnico Jônatas Castro, que assumiu o comando do time este ano com a responsabilidade de substituir Alessandro Tosim. O treinador anterior conduziu o Brasil desde o início da subida rumo ao topo, culminando com o ouro paralímpico no Japão. “A sensação de ser campeão é indescritível, é até difícil de falar agora ainda na adrenalina do jogo. Sabíamos que tínhamos condições de vencer porque os meninos jogam demais”, destacou o comandante.

Começo atrás

O jogo foi equilibrado desde o início. A China marcava um gol e Leomon empatava na sequência para o Brasil. Sem nenhum time conseguindo abrir mais de dois gols de vantagem no placar, a partida foi para o intervalo com os chineses vencendo por 4 a 3.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Emerson!

Os dois times defenderam bem no início do segundo tempo, com apenas um gol para cada lado: Yu Deyi para a China e Leomon para o Brasil. Faltando quatro minutos para o final, Parazinho entrou e marcou o gol de empate a 3min52 do fim. Na sequência, a 1min36 do término, falta marcada a favor do Brasil após bola alta de um arremesso chinês. Emerson foi para a cobrança e marcou o sexto. A partir daí, foi só administrar o placar e garantir o título. Autor do gol da virada, Emerson foi eleito o melhor da partida.

“É um misto de sensações, acho que a ficha ainda vai demorar um pouco a cair. A gente não ganha a medalha aqui, a gente constrói ela ao longo de todo o ano, e aqui a gente só vem buscá-la. Os caras podem fazer de tudo, mas na nossa defesa não vai passar nada!”, Emerson. Além dele, Leomon marcou quatro gols e Parazinho, um. “A gente sabia que tem um time muito qualificado, todos aqui deram o seu melhor e não sairíamos aqui sem o ouro. Muito obrigado a todos no Brasil que torceram pela gente!”, agradeceu o ala Leomon, artilheiro da seleção no torneio com 36 gols.

Campanha perfeita

O Brasil fez uma campanha irretocável, vencendo todos os dez jogos disputados. Marcou 112 gols e tomou 50 gols. Na fase de grupos, foram sete triunfos, incluindo várias goleadas para garantir a primeira colocação da chave. Vitórias sobre Irã e Lituânia nos playoffs, até chegar à final contra a China, com a vitória mais apertada, por 6 a 5.

Brasil no Mundial de Goalball

Fase de Grupos
Brasil 11 x 5 Argélia
Brasil 8 x 6 Japão
Brasil 9 x 6 Turquia
Brasil 13 x 3 Canadá
Brasil 13 x 5 Alemanha
Brasil 11 x 1 Bélgica
Brasil 17 x 10 Portugal

Quartas de final
Brasil 15 x 5 Irã

Semifinal
Brasil 9 x 4 Lituânia

Final
Brasil 6 x 5 China

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em Paralimpíada Todo Dia