Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Seleções já miram o Mundial após conquistarem as Américas

Equipe feminina venceu o torneio continental pela primeira vez enquanto a masculina levou o bicampeonato. Foco agora é na China, mas ainda há etapas até lá

seleção brasileira goalball campeonato das américas goalball mundial de goalball Brasil
Seleções brasileiras de goalball posam para foto após título do Campeonato das Américas (Ale Cabral/CPB)

Logo após conquistarem os títulos do Campeonato das Américas, as seleções feminina e masculina do Brasil já começaram a pensar no Mundial de goalball marcado para junho na China. As mulheres levantaram o troféu continental pela primeira vez após vencerem o Canadá por 5 a 0 na final. Já os homens faturaram o bi derrotando na decisão os Estados Unidos pelo chamado “game”, ou seja, quando um time abre dez gols de vantagem. No caso, o placar marcava 12 a 2.

“Começamos um novo ciclo com uma conquista. E, além disso, nós nos classificamos para o Mundial, que era o nosso objetivo. Estou muito satisfeita com o momento que estamos vivendo dentro do goalball brasileiro”, afirmou a pivô Ana Gaby, uma das remanescentes do quarto lugar dos Jogos Paralímpicos de Tóquio que ganhou protagonismo após o novo técnico, Jônatas Castro, assumir a equipe. “É muita alegria começar esse novo ciclo desta forma: vaga para o Mundial e ouro no Campeonato das Américas. Nós somos um time muito unido, no qual todas vibram, inclusive no banco. Esse foi o nosso diferencial”, completou Jéssica Vitorino, que também competiu na capital japonesa.

Seleção masculina

Para o time feminino do Brasil, o Campeonato das Américas valia vaga para o Mundial de goalball já que somente os Estados Unidos tinha passaporte carimbado. A seleção masculina, campeã paralímpica em Tóquio no ano passado e atual bicampeã mundial, já estava classificada para a China. Ainda assim, não deram sopa pro azar e venceram o continental com folgas.

“Como se diz no futebol, vamos atrás da tríplice coroa. Isso tudo é resultado de muita dedicação, muita entrega, e vamos continuar dessa forma. Já temos os Jogos Paralímpicos e o Campeonato das Américas e agora queremos o Mundial. De quebra, vamos atrás do tri mundial também”, apontou Leomon Moreno, que terminou o torneio como vice-artilheiro com 31 gols, somente atrás dos 32 do mexicano Omar Gonzalez.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Rota pra China

Antes do Mundial de goalball, os jogadores ainda terão de disputar competições regionais e participar de fases de treinamentos no Centro de Treinamento Paralímpico. A Supercopa de clubes é o próximo desafio em âmbito nacional, entre os dias 23 e 26 de março. “É uma competição bem forte, são as quatro equipes melhor colocadas do Brasil no ano passado. Então, vamos dar sequência a essa competitividade. O goalball brasileiro é o melhor do mundo, então, jogando contra os melhores que estão aqui, vamos estar preparados para tudo. Será mais uma competição que nos vai condicionar para o Mundial no meio do ano”, finalizou Emerson.

Mais em Paralimpíada Todo Dia