Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Seleções dominam e conquistam o Campeonato das Américas

Invictas e dominantes, seleções feminina e masculina são campeãs das Américas

goalball campeonato das américas
(Foto: Ale Cabral/CPB)

É do Brasil!!! Após ser três vezes vice-campeã, a seleção brasileira feminina de goalball conquistou o seu primeiro título do Campeonato das Américas. Um 5 a 0 impecável diante do Canadá. Na sequência, a seleção masculina amassou os Estados Unidos, fez 12 a 2 e levou seu segundo título da competição.

Detalhe é que as duas seleções foram campeãs de foram invicta. Atuações dominantes e que dão confiança para a sequência do trabalho nas próximas competições de goalball.

O Campeonato das Américas valia vaga para o Mundial da modalidade, marcado para junho, na China. A seleção masculina, campeã paralímpica em Tóquio e atual bicampeã mundial, já estava classificada. A feminina, quarta colocada na capital japonesa, precisou chegar à final para garantir a sua vaga.

Esta foi a quarta edição do Campeonato das Américas de goalball, sendo a terceira disputada na capital paulista (2005, 2017 e 2022). A competição só não foi realizada no Brasil em 2013, quando foi realizada em Colorado Springs (EUA).

O trabalho segue

Agora, as mulheres vão focar a preparação para o Mundial da modalidade, que será disputado na China, em Junho. A seleção feminina não tinha vaga garantida, mas, com o título continental, assegurou sua presença na competição.

“É muita alegria começar esse novo ciclo desta forma: vaga para o Mundial e ouro no Campeonato das Américas. Nós somos um time muito unido, no qual todas vibram, inclusive no banco. Esse foi o nosso diferencial”, disse Jéssica.

Jônatas destacou que a conquista do torneio mostrou que a Seleção Brasileira amadureceu ao passar dos anos. “É um marco, pois sempre chegávamos perto do título, mas não ganhávamos. Todos sabiam da nossa qualidade e falavam que gostavam de nos ver jogar, mas o troféu não vinha. Como eu era auxiliar deste time, eu conhecia esse gosto amargo. No entanto, hoje, podemos dizer que a Seleção é competitiva e campeã”, finalizou o técnico.

A medalha de bronze do Campeonato das Américas de goalball ficou com os EUA, que, mais cedo, derrotou a Argentina por 6 a 0.

Bicampeões

Pela regra do goalball, a equipe que alcançar dez gols de diferença, vence o duelo, independentemente do tempo restante para acabar o confronto. E foi exatamente isso que aconteceu na final masculina do Campeonato das Américas de goalball.

goalball campeonato das américas
Emerson bloqueando a bola com as pernas, na posição de pivô, entre Leomon e Dantas. Ao fundo, o banco de reservas com os atletas e os membros da comissão técnica do Brasil. Foto: Marcello Zambrana/CPB.

Sem dar chance aos norte-americanos, os homens também venceram a disputa pelo ouro e ampliaram a hegemonia no goalball: 12 a 2, com cinco gols de Leomon, cinco de Parazinho, um do Emerson e um do André Dantas.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

APOIE O OLIMPÍADA TODO DIA

Desde setembro de 2016, o Olimpíada Todo Dia não deixa você ter saudade dos Jogos nunca. É o único veículo de comunicação que todos os dias traz a trajetória dos atletas olímpicos e paralímpicos, combatendo a monocultura do futebol e na busca de ajudar a mudar a cultura esportiva do Brasil. Gosta do nosso trabalho? Nos apoie! Faça um pix para [email protected]

Outra alternativa para nos apoiar é usando o cupom OTD em compras na Centauro. Com o cupom, você ganha 10% de desconto na compra de equipamentos esportivos e parte do valor será revertido para o Olimpíada Todo Dia. Vale lembrar que os descontos não são cumulativos. Se alguma peça já estiver em oferta, você não conseguirá aumentar o desconto, mas se colocar o cupom OTD, parte do valor vai ajudar o portal do mesmo jeito. Você pode comprar também pela vitrine do OTD no site das Centauro.

Mais em Paralimpíada Todo Dia