Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Parazinho bate Leomon no primeiro duelo pós ouro em Tóquio

Sesi passou pelo Sporting, de Portugal, em um duelo emocionante pela Copa do Mundo de Clubes e fecha o dia com duas vitórias. Ne feminino, o time brasileiro também ganhou

Parazinho Sesi goalball
Parazinho, do Sesi (divulgação/CBDV/arquivo)

Deu Parazinho no primeiro duelo contra Leomon Moreno após ambos conquistarem juntos a medalha de ouro nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, no goalball. Pela Copa do Mundo de Clubes, o Sesi derrotou o Sporting de Portugal em um emocionante 9 a 7, na partida que fechou o dia de competições em Odivelas, Portugal, nesta quinta-feira (25). O time brasileiro já tinha jogado uma no dia, vencendo sem problemas o canadense ASA Québec. No feminino, o Sesi também ganhou duas e o Sporting, que tem Carol Duarte no elenco, venceu o único duelo que fez.

Leomon Moreno Sporting Copa do Mundo de goalball Sesi
Leomon, de amarelo, em primeiro plano, após a derrota para o Sesi em Portugal (divulgação/Sporting)

Pode-se dizer que Parazinho e Leomon foram os grandes nomes da seleção brasileira em Tóquio. O primeiro, cujo nome é Josemarcio Sousa, foi o artilheiro com 26 gols ao lado do chinês Yang Mingyuan. Leomon, tido como o melhor jogador do mundo, marcou apenas um a menos. No reencontro em quadra, desta vez com um pra cada lado, o jogo estava empatado em 7 a 7 até 1min30 do fim, quando o Sesi fez o oitavo com Alex Sousa, o Labrador, que também estava na campanha de Tóquio. Faltando 22 segundos, Leomon balançou as redes do Sesi, porém cometeu uma penalidade no arremesso. Na cobrança, Parazinho venceu o companheiro de seleção e deu números finais ao jogo (assista abaixo os últimos segundos). Ele foi o artilheiro do duelo com sete gols. Leomon marcou seis e Alex Sousa, dois.

O sucessor

Em Tóquio, Parazinho e Leomon tiveram Romário Marques para fechar o trio titular. Os dois primeiros têm mais tempo de seleção e Parazinho pode ser visto como um dos sucessores no goalball do país. Na capital japonesa, ele já entendia o tamanho de sua façanha. “Os caras são feras demais. O Leomon é o melhor do mundo, então eu me inspiro muito nele. Tento me adaptar para me igualar a eles, aguentar o B.O. Graças a Deus posso dizer que estou chegando ao nível deles”, afirmou, logo após vencer a final contra a China.

Parazinho Sesi campeão brasileiro goalball 2019
O Sesi, com Parazinho, foi campeão brasileiro de 2019, título que levou o time à Copa do Mundo (divulgação/CBDV/arquivo)

Até a final

Com o resultado, o Sesi fecha a fase de classificação da Copa do Mundo de Clubes de goalball em primeiro lugar, com quatro vitórias em quatro jogos. Ainda nesta quinta, o time bateu o ASA Québec pela regra da misericórdia, fez 11 a 1. No dia anterior, o primeiro da competição, a equipe brasileira derrotou o belga Ha.Vi.2 Bruxelles e o outro canadense, Vancouver GC, ambos pela regra de misericórdia. Fez 10 a 0 no primeiro e 11 a 1 no segundo. A citada regra encerra o jogo quando um time abre dez gols de vantagem. Já o Sporting conhece a primeira derrota em três partidas, havia vencido o Vancouver GC, por 11 a 7, e o ASA Québec por 16 a 7 na rodada anterior. Nesta sexta (25), a equipe portuguesa pega o Ha. Vi. 2 Bruxelles para confirmar a segunda colocação. Os quatro vão às semifinais, sendo o primeiro contra o quarto e o segundo contra o terceiro.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Feminino da Copa do Mundo de Clubes

Ana Gabriely Sesi campeão brasileiro goalball 2019
Ana Gabriely, do Sesi, também campeão brasileiro de 2019 (divulgação/CBDV/arquivo)

A disputa entre Sesi e Sporting também agita o torneio feminino de goalball e eles devem definir o melhor da fase de grupos nesta sexta-feira. Ambos só tem vitórias até aqui. Nesta quinta, o Sesi, com Ana Gabriely e Moniza Lima, que estiveram nos Jogos Paralímpicos, no elenco, bateu o dinamarquês BSI Copenhagen por 9 a 6 e, depois, o holandês USV Hercules por 7 a 2. Na quarta, havia derrotado o francês CS AVH Lyon por misericórdia, 11 a 1. Já a equipe portuguesa, contando com Carol Duarte, líder da seleção brasileira na campanha do quarto lugar em Tóquio, jogou uma vez nesta sexta e bateu o BSI Copenhagen por 13 a 7. Na rodada anterior, fez 14 a 4, mais uma pela misericórdia, no USV Hercules. Nesta sexta, o Sporting pega o CS AVH Lyon e, depois, mede forças contra o Sesi.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Paralimpíada Todo Dia