Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Parazinho bate Leomon no primeiro duelo pós ouro em Tóquio

Sesi passou pelo Sporting, de Portugal, em um duelo emocionante pela Copa do Mundo de Clubes e fecha o dia com duas vitórias. Ne feminino, o time brasileiro também ganhou

Parazinho Sesi goalball
Parazinho, do Sesi (divulgação/CBDV/arquivo)

Deu Parazinho no primeiro duelo contra Leomon Moreno após ambos conquistarem juntos a medalha de ouro nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, no goalball. Pela Copa do Mundo de Clubes, o Sesi derrotou o Sporting de Portugal em um emocionante 9 a 7, na partida que fechou o dia de competições em Odivelas, Portugal, nesta quinta-feira (25). O time brasileiro já tinha jogado uma no dia, vencendo sem problemas o canadense ASA Québec. No feminino, o Sesi também ganhou duas e o Sporting, que tem Carol Duarte no elenco, venceu o único duelo que fez.

Leomon Moreno Sporting Copa do Mundo de goalball Sesi
Leomon, de amarelo, em primeiro plano, após a derrota para o Sesi em Portugal (divulgação/Sporting)

Pode-se dizer que Parazinho e Leomon foram os grandes nomes da seleção brasileira em Tóquio. O primeiro, cujo nome é Josemarcio Sousa, foi o artilheiro com 26 gols ao lado do chinês Yang Mingyuan. Leomon, tido como o melhor jogador do mundo, marcou apenas um a menos. No reencontro em quadra, desta vez com um pra cada lado, o jogo estava empatado em 7 a 7 até 1min30 do fim, quando o Sesi fez o oitavo com Alex Sousa, o Labrador, que também estava na campanha de Tóquio. Faltando 22 segundos, Leomon balançou as redes do Sesi, porém cometeu uma penalidade no arremesso. Na cobrança, Parazinho venceu o companheiro de seleção e deu números finais ao jogo (assista abaixo os últimos segundos). Ele foi o artilheiro do duelo com sete gols. Leomon marcou seis e Alex Sousa, dois.

O sucessor

Em Tóquio, Parazinho e Leomon tiveram Romário Marques para fechar o trio titular. Os dois primeiros têm mais tempo de seleção e Parazinho pode ser visto como um dos sucessores no goalball do país. Na capital japonesa, ele já entendia o tamanho de sua façanha. “Os caras são feras demais. O Leomon é o melhor do mundo, então eu me inspiro muito nele. Tento me adaptar para me igualar a eles, aguentar o B.O. Graças a Deus posso dizer que estou chegando ao nível deles”, afirmou, logo após vencer a final contra a China.

Parazinho Sesi campeão brasileiro goalball 2019
O Sesi, com Parazinho, foi campeão brasileiro de 2019, título que levou o time à Copa do Mundo (divulgação/CBDV/arquivo)

Até a final

Com o resultado, o Sesi fecha a fase de classificação da Copa do Mundo de Clubes de goalball em primeiro lugar, com quatro vitórias em quatro jogos. Ainda nesta quinta, o time bateu o ASA Québec pela regra da misericórdia, fez 11 a 1. No dia anterior, o primeiro da competição, a equipe brasileira derrotou o belga Ha.Vi.2 Bruxelles e o outro canadense, Vancouver GC, ambos pela regra de misericórdia. Fez 10 a 0 no primeiro e 11 a 1 no segundo. A citada regra encerra o jogo quando um time abre dez gols de vantagem. Já o Sporting conhece a primeira derrota em três partidas, havia vencido o Vancouver GC, por 11 a 7, e o ASA Québec por 16 a 7 na rodada anterior. Nesta sexta (25), a equipe portuguesa pega o Ha. Vi. 2 Bruxelles para confirmar a segunda colocação. Os quatro vão às semifinais, sendo o primeiro contra o quarto e o segundo contra o terceiro.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Feminino da Copa do Mundo de Clubes

Ana Gabriely Sesi campeão brasileiro goalball 2019
Ana Gabriely, do Sesi, também campeão brasileiro de 2019 (divulgação/CBDV/arquivo)

A disputa entre Sesi e Sporting também agita o torneio feminino de goalball e eles devem definir o melhor da fase de grupos nesta sexta-feira. Ambos só tem vitórias até aqui. Nesta quinta, o Sesi, com Ana Gabriely e Moniza Lima, que estiveram nos Jogos Paralímpicos, no elenco, bateu o dinamarquês BSI Copenhagen por 9 a 6 e, depois, o holandês USV Hercules por 7 a 2. Na quarta, havia derrotado o francês CS AVH Lyon por misericórdia, 11 a 1. Já a equipe portuguesa, contando com Carol Duarte, líder da seleção brasileira na campanha do quarto lugar em Tóquio, jogou uma vez nesta sexta e bateu o BSI Copenhagen por 13 a 7. Na rodada anterior, fez 14 a 4, mais uma pela misericórdia, no USV Hercules. Nesta sexta, o Sporting pega o CS AVH Lyon e, depois, mede forças contra o Sesi.

APOIE O OLIMPÍADA TODO DIA

Desde setembro de 2016, o Olimpíada Todo Dia não deixa você ter saudade dos Jogos nunca. É o único veículo de comunicação que todos os dias traz a trajetória dos atletas olímpicos e paralímpicos, combatendo a monocultura do futebol e na busca de ajudar a mudar a cultura esportiva do Brasil. Gosta do nosso trabalho? Nos apoie! Faça um pix para [email protected]

Outra alternativa para nos apoiar é usando o cupom OTD em compras na Centauro. Com o cupom, você ganha 10% de desconto na compra de equipamentos esportivos e parte do valor será revertido para o Olimpíada Todo Dia. Vale lembrar que os descontos não são cumulativos. Se alguma peça já estiver em oferta, você não conseguirá aumentar o desconto, mas se colocar o cupom OTD, parte do valor vai ajudar o portal do mesmo jeito. Você pode comprar também pela vitrine do OTD no site das Centauro.

Mais em Paralimpíada Todo Dia