Siga o OTD

Ginástica de Trampolim

Camilla Lopes Gomes é ouro no Jogos Sul-Americanos

Na decisão da Ginástica de Trampolim, Camila Lopes Gomes repete desempenho da classificatória e conquista o ouro nos Jogos Sul-Americanos

Camilla Lopes Gomes tem medo de altura desde criança. Mas saltou a mais de seis metros de altura para conquistar a medalha de ouro na ginástica de trampolim dos Jogos Sul-americanos Cochabamba 2018. A atleta carioca, 12 vezes campeã brasileira, superou todas as adversárias durante as três fases da competição, as duas classificatórias, e a final, neste sábado, dia 2, para chegar ao lugar mais alto do pódio.

+CONFIRA O QUADRO DE MEDALHAS DOS JOGOS SUL-AMERICANOS

Camilla fez 51.930 pontos na final para garantir o ouro. A colombiana Katish Recalde, com 51.085 pontos, ficou com a prata; seguida da argentina Mara Colombo, com 49.535, com o bronze.

+ ASSISTA AO VIVO OS JOGOS SUL-AMERICANOS

Camilla foi tão superior às adversárias que não precisou fazer sua série mais difícil na final. “Hoje as notas foram mais altas que ontem. A nota da colombiana foi muito boa. Então optamos por fazer minha série mais fácil. Mas as vezes o mais fácil fica difícil. Eu tive que superar a pressão por ser favorita para levar o ouro para casa”, disse a atleta. “Estou feliz demais. Competi bem nos dois dias e consegui levar essa medalha para o Brasil. Fiz a minha parte. Difícil explicar o que estou sentindo”, disse Camila, carioca de 24 anos, completados no último domingo, dia 28.

+AGENDA DO BRASIL NOS JOGOS SUL-AMERICANOS

Camila começou a praticar ginástica artística aos seis anos. Um ano depois experimentou a ginástica de trampolim e se apaixonou. Em 2012 chegou a seleção brasileira e não saiu mais. A atleta, que hoje mora em Nova Jersey (EUA), é 12 vezes campeã brasileira e chegou à final dos Jogos Pan-americanos Toronto 2015. Isso tudo com medo de altura.

“Eu tenho medo de altura desde criança. Eu não consigo subir em um prédio alto e olhar para baixo. Em avião eu fecho a janela. Mas no trampolim eu sinto que estou voando. Como faço esse esporte desde criança, eu não sinto que estou saltando muito alto”, disse a atleta, que já quebrou o cotovelo, aos 14 anos, por ter caído fora do trampolim.

Camila treina a modalidade três horas por dia e mais uma de preparação física. Além disso, a brasileira é técnica de ginástica trampolim e artística nos Estados Unidos.

A próxima competição internacional da brasileira é o campeonato Pan-americano de Ginástica do Peru, que será classificatório para os Jogos Pan-americanos de Lima 2019. “Faltam só dois anos para os Jogos Olímpicos de Tóquio. Estou treinando muito forte para conseguir essa classificação olímpica”, disse a carioca, que não gosta de competir pressionada pelo favoritismo. “Não gosto de ficar pensando que sou favorita. O meu papel é fazer a minha série da melhor forma e aguardar o resultado”, disse Camila, escolhida a melhor atleta brasileira da modalidade pelo COB no Prêmio Brasil Olímpico em 2014 e 2015.

Resultados 

Mais em Ginástica de Trampolim