Siga o OTD

Santiago 2023

Rayan Castro e Camilla Gomes levam pratas no trampolim

Brasileiros são vice-campeões no individual feminino e masculino da ginástica de trampolim

Rayan Castro medalha de prata na ginástica de trampolim nos jogos pan-americanos de santiago-2023
(Ricardo Bufolin/CBG)

Santiago – Foram definidos os medalhistas do trampolim individual nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023. Camilla Gomes conquistou a medalha de prata no individual feminino, enquanto Rayan Castro também foi segundo colocado no masculino. Alice Gomes também representou o Brasil e terminou na quinta posição na final feminina.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

Camilla Gomes conquista a prata individual

Camilla Gomes
Miriam Jeske/COB

Camilla Gomes foi a segunda a se apresentar na final feminina do trampolim individual. A brasileira fez acrobacias com muita dificuldade e altura. Nas últimas três manobras, a ginasta deu um susto ao aterrissar perto do colchão de apoio, mas conseguiu finalizar a série. Camilla recebeu nota de 53.840. É a segunda medalha brasileira no trampolim individual feminino em Pan, sendo o primeiro no Rio de Janeiro em 2007, com Giovanna Matheus.

Penúltima na start list, Alice Hellen Gomes fez prova segura, mas com dificuldade menor. A brasileira recebeu nota 52.540 e terminou na quinta posição, a 1.010 do pódio. O bronze acabou com a mexicana Dafne Navarro, com nota 53.550. A única a superar a brasileira foi a americana Jessica Stevens, que fez série limpa, com altura e dificuldade. Assim, a ginasta recebeu 54.990 e conquistou o título pan-americano.

Rayan Castro é vice-campeão no trampolim masculino

Rayan Castro foi o segundo a se apresentar e viu o canadense Keegan Soehn, bicampeão pan-americano em Guadalajara-2011 e Toronto-2011, falhar. Fazer a prova após o rival não deixou o brasileiro pressionado, ele fez uma série alta e com dificuldade Rayan recebeu 58.720 e melhorou sua nota das classificatórias, que havia sido 57.610.

Apenas o colombiano Angel Hernandez foi capaz de superar o brasileiro. O ginasta foi o melhor nas classificatórias e repetiu série impecável. Assim, recebeu nota de 58.930, desbancando o brasileiro na liderança da final.

Brasil faz melhor campanha do trampolim

Com as duas medalhas no individual, o Brasil conquistou a melhor campanha em Jogos Pan-Americanos, com o total de 4 medalhas, 3 pratas e 1 bronze. Até 2023, o país só conquistava uma medalha na mesma edição do Pan, e o país não subia ao pódio continental desde 2011, com a prata de Rafael Andrade no individual masculino.

Formada em Jornalismo pela Unesp-Bauru, participou da Rio-2016 como voluntária, cobriu a Olimpíada de Tóquio-2020 pelo Olimpíada Todo Dia e hoje coordena as Redes Sociais do OTD.

Mais em Santiago 2023