Siga o OTD

Ginástica de Trampolim

Brasil disputa etapa da Copa do Mundo de Minsk, Belarus

Em Minsk (BLR), Camilla Gomes, Alice Gomes e Rafael Andrade participarão da qualificação do Individual no sábado (20); Camilla e Alice também disputarão o Sincronizado, no domingo (21)

(Ricardo Bufolin/CBG)

A Seleção Brasileira de Ginástica de Trampolim já está em Minsk (Belarus), onde participará de mais uma etapa da Copa do Mundo da modalidade. No sábado (20), Camilla Gomes, Alice Gomes e Rafael Andrade participarão do qualificatório individual. No domingo (21), Camilla e Alice também participarão do qualificatório do Trampolim Sincronizado. As finais das duas modalidades acontecerão neste mesmo dia.

Depois de terem participado da primeira etapa da Copa do Mundo em fevereiro, em Baku (AZE), Camilla Gomes e Alice Gomes tentarão em Minsk alcançar uma evolução nas performances de suas séries. “Acredito que as meninas estejam mais preparadas para esta etapa. A Alice, por exemplo, apresentará algumas mudanças em sua primeira série. Queremos que elas tenham mais solidez e boa execução na qualificação.”, afirmou Tatiana Figueiredo, treinadora e coordenadora das Seleções de Ginástica de Trampolim da CBG (Confederação Brasileira de Ginástica).

Na etapa de Baku, tanto Camilla quanto Alice não passaram pela etapa qualificatória, mas obtiveram um resultado inédito para a Ginástica de Trampolim do Brasil, ao ficarem com a medalha de bronze na prova do Sincronizado (que não integra o programa dos Jogos Olímpicos).

Aliás, seguir com foco em pontuar para o ranqueamento olímpico está entre os objetivos dos brasileiros em Minsk. A partir deste ano, a Copa do Mundo passará a contar pontos na formação do ranking olímpico, que ajudará a definir os classificados para a Olimpíada de Tóquio-2020.

A maior novidade na delegação brasileira em Belarus será a presença de Rafael Andrade, que disputará o qualificatório masculino. “O Rafael tem treinado muito bem e tem condições de melhorar sua pontuação”, afirmou Tatiana. A participação dos ginastas brasileiros também irá ajudar na preparação para definir a equipe dos Jogos Pan-Americanos de Lima (PER), durante a seletiva prevista para o mês de maio.

No sábado, o Brasil fará sua primeira apresentação no qualificatório Individual com Alice Gomes, a partir das 6h50 (horário de Brasília). Depois, será a vez de Rafael Andrade, às 8h30, e por fim, Camilla Gomes fará sua apresentação às 10h30. Os oito melhores avançam para a final no domingo. No mesmo dia, Camilla e Alice disputarão a qualificação do Sincronizado, a partir das 4h.

Mais em Ginástica de Trampolim