Siga o OTD

Ginástica Rítmica

De olho em 2025, Estágio de Treinamento acontece em Aracaju

Ginastas e treinadores desembarcaram na capital sergipana para uma semana de atividades e trocas de conhecimento

Maria Eduarda Alexandre ginástica rítmica
Maria Eduarda Alexandre vai participar do evento em Aracaju (Foto: Ricardo Bufolin/CBG)

O ano de 2023 ainda não acabou, mas a Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) já trabalha de olho em 2025. No calendário da temporada depois das Olimpíadas, estão previstas duas competições importantíssimas de Ginástica Rítmica. Entre elas, a segunda edição dos Jogos Pan-Americanos Juvenis e a terceira edição do Campeonato Mundial Juvenil.

Nesta quarta-feira (6), chegaram 27 ginastas e 19 treinadores a Aracaju. Eles vão participar do Estágio de Treinamento de Ginástica Rítmica, no Centro de Treinamento da modalidade. As atividades se encerram no dia 13. Além disso, a iniciativa trata-se de uma ação executada em parceria com a Área de Desenvolvimento do Comitê Olímpico do Brasil.

“É uma semana de intenso trabalho, programado com muito zelo. Nosso intuito é promover a formação das futuras equipes da categoria juvenil. É desse grupo que deverão sair as ginastas que defenderão o Brasil nessas duas importantíssimas competições”, diz Marcia Aversani, coordenadora de ginástica rítmica da CBG.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

Como forma de incentivo, Maria Eduarda Alexandre, um dos grandes nomes da Ginástica Rítmica do Brasil na histórica campanha dos Jogos Pan-Americanos de Santiago, desembarca em Aracaju. “A presença da Maria serve como incentivo para essas jovens atletas. Ela participou do primeiro estágio de GR que realizamos, em 2019. Obviamente, é referência e exemplo para as futuras gerações”, acrescenta Marcia.

Os Estágios de Treinamentos

Ademais, o meticuloso planejamento da ginástica rítmica na CBG, segundo Marcia, contempla todas as fases de desenvolvimento de uma ginasta. “Estamos de olho em todas as atletas de GR, de todas as categorias. Todas são monitoradas, desde uma menina que participa de um torneio regional lá na Região Norte até a Bárbara Domingos ou a Seleção Brasileira de Conjunto”, disse dessa forma a Coordenadora. “Nosso planejamento contempla todas essas atletas. Queremos desenvolver as aptidões, capacidades e valências delas, dar suporte, dar apoio”, completou.

Os estágios da CBG contemplam diversas atividades, como palestras de membros da comissão interdisciplinar de GR. Dessa forma, o momento serve para ouvir craques das áreas de nutrição esportiva, preparação física, do ballet, da fisioterapia e do direito desportivo, entre outras. Todos esses profissionais dividem conhecimento com as ginastas que irão representar o Brasil em importantes competições internacionais.

*Com informações da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG)

Jornalista recifense formado na Faculdade Boa Viagem, apaixonado por futebol, atletismo, basquete e outros esportes.

Mais em Ginástica Rítmica