Siga o OTD

Ginástica Rítmica

Brasil vai à final dos arcos na Copa do Mundo de Portimão

Na primeira competição da temporada, conjunto brasileiro vai à final dos cinco arcos na Copa do Mundo de Portimão

Conjunto brasileiro Copa do Mundo de ginástica rítmica Portimão
(Foto: Divulgação/CBG)

O Brasil se classificou para a final dos cinco arcos na Copa do Mundo de ginástica rítmica em Portimão, Portugal. O conjunto brasileiro fez sua estreia na temporada internacional e ficou em quinto lugar na qualificatória do aparelho, disputada nesta sexta-feira (27), com nota de 28.200. Ana Luisa Passos e Geovanna Santos competiram no individual.

+ Patrick Sampaio vai à final da barra fixa na Copa do Mundo de ginástica artística

Apenas dez conjuntos participam desta etapa de Copa do Mundo de ginástica rítmica, que é de nível Challenge. Destes, os oito melhores avançam às finais por aparelhos. O Brasil se classificou de forma confortável, recebendo 28.200 contra 22.650 de Portugal, o oitavo colocado. O líder dos cinco arcos foi Israel, com 33.700.

A final da disputa está programada para acontecer no domingo (29). Antes, neste sábado, o conjunto brasileiro ainda disputará a qualificatória das três fitas e duas bolas. Vale destacar que a competição é preparatória para o Pan-Americano de ginástica rítmica, que acontecerá em julho, no Rio de Janeiro.

Um dos grandes rivais do Brasil no continente, o México também está competindo em Portimão e fez uma grande apresentação nos arcos nesta sexta. Com 30.400, o país avançou à decisão com a terceira melhor marca.

Além do conjunto

Além do conjunto, o Brasil está representado na disputa individual da Copa do Mundo de Portimão por Ana Luisa Passos e por Geovanna Santos. Nesta sexta, foram disputadas as qualificatórias do arco e da bola. Geovanna recebeu 26.750 no arco e 28.400 na bola, tendo 55.150 pontos no total. Já Ana conseguiu 23.850 no arco e 24.850 na bola, com 48.700 no agregado.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Tanto Geovanna Santos quanto Ana Luisa Passos não avançaram às finais individuais por aparelhos. O corte no arco foi 29.050, com Eva Brezalieva, da Bulgária. Já na bola, a letã Jelizaveta Polstjanaja foi a última classificada, com 29.450. Neste sábado, as ginastas do Brasil participarão das maças e da fita. As finais acontecem no domingo (29).

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Ginástica Rítmica