Siga o OTD

Ginástica Rítmica

Transmissão aproxima fãs dos treinos da seleção em Portugal

Ao longo de quase três horas e meia, Conexão Portugal mostrou o trabalho de de ginástica rítmica em solo lusitano

Conjunto da Ginástica rítmica na Missão Europa, em Portugal (Divulgação/CBG)

O Conexão Portugal, novo programa lançado pela CBG (Confederação Brasileira de Ginástica), estreou para aproximar o público da modalidade. Por quase três horas e meia, os fãs puderam acompanhar o treino da seleção brasileira de conjunto de ginástica rítmica, que está em solo lusitano como parte da Missão Europa.

A iniciativa da CBG aproxima (conecta) as ginastas de seus admiradores e de jovens praticantes. A fórmula do Conexão Portugal é fruto de iniciativas anteriores, como os treinos compartilhados que marcaram os meses iniciais de isolamento.

Esse tipo de live, que une a comunidade da ginástica, é uma tendência que deve continuar nos próximos anos, com ou sem cenário de pandemia, porque contribui para difundir a prática do esporte em alto nível em todo o território nacional.

Antes de as ginastas entrarem em cena, o Consultor Jurídico da CBG, Paulo Schmitt, mais uma vez destacou o esforço da entidade para combater todos os tipos de assédio, abusos, preconceitos e doping.

“Queremos tornar cada vez mais conhecido o nosso Programa de Ética e Integridade. Reforço o pedido para que comuniquem, em área específica do site da CBG, qualquer manifestação de práticas degradantes. Lembro que é possível fazê-lo de forma anônima”.

+ Na Missão Europa, Natália Gaudio trabalha nova série de fita

Treinamento

A atividade das atletas da ginástica rítmica começou com a execução de exercícios preventivos comandados pelo fisioterapeuta Nivaldo Andrade. Depois de uma sessão de alongamentos, liderados pela treinadora Camila Ferezin, as ginastas fizeram um aquecimento com jazz, sob a batuta da auxiliar técnica Bruna Martins.

Foi um dos momentos em que as atletas irradiaram sua simpatia, enquanto se exercitavam ao som de músicas como Beth – composição de Peter Criss, ex-baterista do Kiss -, Sweet Child O’Mine (Guns N’Roses), e de sucessos mais recentes, de Anitta e de outras referências musicais.

Bruna comandou também uma sequência de preparação física na barra. Momento das ginastas demonstrarem que estão cada vez mais afiadas na execução de movimentos do balé.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

A parte da sessão que mostrou o trabalho com dificuldade corporal e os exercícios com aparelhos, que ficaram a cargo de Camila, deram uma noção do tipo de atividade que está por trás do impressionante domínio que as ginastas têm das maças.

Na sequência do evento, o treinador físico Rafael Jesus passou exercícios voltados ao desenvolvimento do sistema energético.

Mais em Ginástica Rítmica