Siga o OTD

Ginástica Rítmica

Brasil chega com força máxima para o Sul-Americano Juvenil

Realizada em uma das instalações dos Jogos Pan-Americanos, competição terá papel importante no desenvolvimento da base da modalidade no País

Divulgação: CBG

Começa nesta quinta-feira (24) em Lima (PER) o Campeonato Sul-Americano juvenil de Ginástica Rítmica. A competição será realizada na Vila Deportiva de Videna, que recebeu competições nos Jogos Pan-Americanos e tem seu encerramento marcado para o próximo domingo (27).

A competição reunirá atletas em quatro categorias diferentes, desde os nove aos quinze anos de idade e é encarado como sendo um dos principais eventos no calendário deste ano para a Ginástica Rítmica do Brasil.

Para a coordenadora do comitê técnico de Ginástica Rítmica da CBG (Confederação Brasileira de Ginástica), Renata Teixeira, o papel do Sul-Americano como forma de auxiliar no desenvolvimento de jovens atletas que representarão o Brasil é muito importante.

“O Sul-Americano de Lima é uma das competições mais importantes do ano para a delegação brasileira, principalmente por ser a oportunidade que as categorias de base têm de competir fora do país e de adquirir experiência. O Brasil está indo com representação máxima, com ginastas de vários estados e clubes, provando a massificação do trabalho de qualidade na ginástica rítmica do país”, comentou.

Renata também pontuou a necessidade de integração do Brasil com os demais países sul-americanos a partir da nova regra de classificação para o Campeonato Mundial.

“Além disso, com a mudança das regras para 2021 e a necessidade de classificação continental para a ida ao Campeonato Mundial, cada vez mais será necessário o fortalecimento dos laços com o continente”, explicou a coordenadora do comitê técnico da Ginástica Rítmica da CBG.

Mais em Ginástica Rítmica