Siga o OTD

Ginástica Rítmica

Brasil disputa Pan-Americano de Ginástica Rítmica Juvenil

Competição no México também servirá de preparação para o Campeonato Mundial, que acontecerá em Moscou no mês de julho

Divulgação/CBG

O Brasil participa do Campeonato Pan-Americano de Ginástica Rítmica Juvenil na cidade de Monterrey, no México, entre quinta-feira (13) e sábado (15). O torneio também será uma preparação para a disputa do Campeonato Mundial da categoria, marcado para acontecer em Moscou (RUS) entre 19 a 21 de julho.

Represtado por uma equipe que foi selecionada em fevereiro, em São Paulo, o Brasil participa no individual com Ana Luísa Passos Neiva (CASSAB/DF), Mariana Vitória Gonçalves Pinto (AGIR/PR), Maria Eduarda Moraes Pereira (AGINAT/RN) e Viviane Oda Miranda (FAE Osasco/SP). No conjunto foi selecionada a equipe do ADR UNOPAR/PR.

“A principal importância da participação do Brasil no Campeonato Pan-Americano de Ginástica Rítmica Juvenil é o fato de que esse ano haverá pela primeira vez o Mundial desta categoria e o torneio servirá como um excelente preparatório. Além disso, é o lugar ideal para podermos medir nossas perspectivas diante dos países que iremos encontrar pela frente neste ciclo, como Estados Unidos, México, Canadá e demais países pan-americanos”, afirmou Renata Teixeira, coordenadora do comitê técnico de Ginástica Rítmica da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG).

Ela também fez uma análise sobre as possibilidades das brasileiras nesta competição. “Quanto às nossas expectativas e objetivos neste evento, acreditamos que temos grandes chances, pois estamos com ginastas individuais com coreografias artísticas e bem preparadas, além de ter um conjunto que tradicionalmente figura entre os primeiros colocados”, afirmou.

Nesta quinta-feira, o programa do Pan-Americano prevê qualificatória individual por aparelhos (corda e bola) e classificação do conjunto (cinco aros). Na sexta-feira (14), eliminatórias individuais (maças e fita) e a segunda apresentação do conjunto (cinco fitas). Os campeões do Individual Geral e Conjunto Geral serão definidos na sexta-feira. No sábado, ocorrerão as finais por aparelho.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Ginástica Rítmica