Siga o OTD

Santiago 2023

Rebeca Andrade voa para levar o ouro no salto em Santiago

Rebeca Andrade leva o ouro no salto sobre a mesa nos Jogos Pan-Americanos de Santiago. Nory fica com a prata no solo

Rebeca Andrade compete no salto nos Jogos Pan-Americanos Santiago-2023
(Foto: Ricardo Bufolin/CBG)

Confirmando o favoritismo, Rebeca Andrade ganhou a primeira medalha de ouro da ginástica artística feminina do Brasil nos Jogos Pan-Americanos Santiago-2023. A brasileira ficou em primeiro lugar na final do salto sobre a mesa com direito ao melhor salto da sua vida. A atual campeã olímpica e mundial da prova foi a melhor no Pan para terminar no topo do pódio. Já no solo masculino, Arthur Nory conquistou a medalha de prata.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Com os saltos mais difíceis da final, junto com uma execução impecável, Rebeca Andrade ganhou a medalha de ouro com uma grande vantagem para as demais ginastas. Ela começou sua apresentação com um Cheng (Yurchenko com meia volta, seguido de mortal para frente com uma pirueta e meia) tirando 15.333 pontos. Com 9.733 de execução, pode-se dizer que foi simplesmente o seu melhor salto da vida. Em seguida, Rebeca apresentou um Yurchenko com dupla pirueta, conseguindo 14.633. Na média, a brasileira ficou com 14.983 pontos para garantir o ouro.
+ Abner Teixeira assegura quarta medalha do Brasil no boxe
+ Brasil bate Cuba e termina fase de grupos do beisebol na liderança
+ Davi e Fabrício colocam o Brasil na final de duplas do badminton
+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

A medalha de prata ficou com Jordan Chiles, dos Estados Unidos. Ela teve uma média de 14.150 pontos apresentando um Yurchenko com dupla pirueta e um Lopez (salto com uma pirueta a menos que o Cheng). Em terceiro lugar ficou Natalia Escalera, do México, que apresentou um Tsukahara com uma pirueta e um Yurchenko com uma pirueta e meia para terminar com uma média de 13.333.

Brasil no topo após 16 anos

O ouro de Rebeca Andrade é apenas o quarto do Brasil na ginástica artística feminina nos Jogos Pan-Americanos. Os dois primeiros vieram em Havana-1991 com Luisa Parente, que foi campeã do salto e das barras assimétricas na ocasião. Alguns anos depois, Jade Barbosa levou a medalha de ouro no Pan do Rio em 2007, também no salto sobre a mesa. Agora, Rebeca entra nessa seleta lista da ginástica brasileira.

Solo masculino

Arthur Nory comemora após acertar o seu solo na final dos Jogos Pan-Americanos Santiago-2023
(Foto: Ricardo Bufolin/CBG)

Pouco antes da final feminina do salto, os homens entraram em ação no solo. O Brasil contou com dois representantes na final. Arthur Nory fez uma das séries mais simples da final em questão de dificuldade. Mas o ginasta brasileiro compensou na execução, tirando 13.933 pontos para terminar em segundo lugar e levar a medalha de prata. Nory ficou atrás apenas do canadense Felix Dolci, que levou o ouro com 14.233. O colombiano Juan Larrahondo completou o pódio na terceira posição, com 13.366 pontos.

Yuri Guimarães era um dos nomes cotados para medalha, mas terminou a final em oitavo lugar, com 11.966 pontos. O ginasta brasileiro cometeu um erro na sua sequência de giros em flair, saindo então da disputa pelo pódio.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em Santiago 2023