Siga o OTD

Ginástica Artística

Falece João Luiz Ribeiro, medalhista histórico no Pan 1979

João Luiz Ribeiro compôs a equipe brasileira que conquistou a primeira medalha nos Jogos Pan-Americanos

Foto em preto e branco de João Luiz Ribeiro com tocha olímpica da Rio-2016
Divulgação/CBG

O Brasil se despediu de uma verdadeira lenda da ginástica artística. Na última sexta-feira (14), foi confirmado o falecimento de João Luiz Ribeiro aos 64 anos. O ex-ginasta esteve na equipe histórica brasileira que conquistou a primeira medalha nos Jogos Pan-Americanos de 1979. Além disso, foi o primeiro atleta da modalidade a representar o país nas Olimpíadas. 

+Ginástica Artística nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 

Natural de São Joaquim, em Santa Catarina, João Luiz Ribeiro começou a carreira no Sogipa-RS e teve passagens pelo Tijuca Tênis Clube-RJ e Esporte Clube Pinheiros-SP. Ele treinava basquete, mas passou a treinar os aparelhos da ginástica que tinha no clube gaúcho. Com destaque em competições, ele recebeu o convite para se juntar à equipe carioca. Depois disso, rumou para São Paulo.

Ao lado de Calinsque, Luiz Braga, Trovão, Gilmárcio e Hélio Araújo, João fez parte da equipe brasileiro que conquistou a medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos de San Juan, Porto Rico. Logo depois, em 1980, se tornou o primeiro ginasta brasileiro em Jogos Olímpicos. Na edição de Moscou, na Rússia, João terminou com o 64º lugar no individual geral.

Equipe brasileira de ginástica artística nos Jogos Pan-Americanos de 1979
Equipe brasileira em 1979 (Acervo/CBG)

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

“Nosso esporte é individual, mas soubemos dar força um ao outro, e isso foi determinante. Mais de 50% da ginástica é mental”, disse o ginasta relembrando o pódio histórico no Pan. Nos últimos 50 anos de sua vida, João Luiz Ribeiro morou nos Estados Unidos. Lá, abriu duas academias de ginástica artística onde atendia centenas de crianças.

Jornalista recifense formado na Faculdade Boa Viagem, apaixonado por futebol, atletismo, basquete e outros esportes.

Mais em Ginástica Artística