Siga o OTD

Ginástica Artística

Caio Souza é tricampeão pan-americano do individual geral

Caio Souza conquistou o tricampeonato continental do individual geral e ainda levou medalha em quatro aparelhos no Pan-Americano de ginástica artística

Caio Souza Pan-Americano de ginástica artística
(Foto: Ricardo Bufolin/CBG)

A equipe masculina do Brasil conquistou sete medalhas no primeiro dia da competição adulta do Campeonato Pan-Americano de ginástica artística. O principal brasileiro na competição foi Caio Souza que venceu a disputa do individual geral. O Brasil também conseguiu a classificação da equipe para o Mundial de 2022.

Caio Souza conseguiu a primeira colocação no individual geral com 83.033 pontos. O brasileiro começou nos seus melhores aparelhos, conseguindo 14.267 nas argolas, 14.833 no salto e 14.233 nas barras paralelas. Depois ele conseguiu 13.967 na barra fixa e 13.700 no solo. Caio acabou tendo uma queda no cavalo com alças, mas com 12.033 pontos ele conseguiu o suficiente para levar o ouro.

Este é o terceiro título continental de Caio Souza. Ele já havia conquistado o ouro do individual geral nos Jogos Pan-Americanos. “Eu acho que tem alguns detalhes a serem lapidados até o Mundial. Mas isso já mostra o caminho a ser seguido. Seu em cada competição eu for melhorando um décimo em cada aparelho, isso vai fazer meu individual geral crescer bastante”, comentou o ginasta sobre seu desempenho.

Lucas Bittencourt (78.500) e Diogo Soares (78.433) chegaram na última rotação com chance de medalha no individual geral, mas tiveram quedas no cavalo com alças e terminaram em quarto e quinto lugar, respectivamente. A prata ficou com Yul Moldauer, dos EUA, com 81.767 e o bronze com Felix Dolci, do Canadá, com 79.333.

+ Flávia Saraiva é campeã do individual geral no Pan-Americano

Na disputa por equipes, o Brasil encerrou a qualificação em segundo lugar. Arthur Nory, Arthur Zanetti, Caio Souza, Diogo Soares e Lucas Bittencourt conseguiram 244.201 pontos. Com o resultado, o Brasil garantiu uma equipe de cinco atletas no Mundial deste ano. Também se classificaram as equipes dos Estados Unidos, Canadá e Colômbia.

“Agora tem a final por equipes domingo que é um evento emocionante, ninguém pode errar. E depois, o próximo passo é o Mundial. É treinar, focar e ver o que precisa melhorar para fazer o nosso melhor para Liverpool”, afirmou o campeão olímpico Arthur Zanetti.

Medalhas individuais

Os resultados desta sexta-feira (15) também determinaram as medalhas por aparelho. O Brasil conquistou duas medalhas de cada cor. Nas argolas, dobradinha com ouro para Arthur Zanetti (14.467) e Caio Souza (14.267). Também saíram duas medalhas na barra fixa com Caio em segundo lugar (13.967) e Nory em terceiro (13.800).

Caio também levou o ouro no salto, com média 14.833. Ele tirou a mesma nota para seu Dragulescu (duplo mortal grupado para frente com meia volta) e para o Kasamatsu com dupla pirueta. Nas barras paralelas, Caio ficou com o bronze com 14.233 pontos.

+SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em Ginástica Artística