Siga o OTD

Ginástica Artística

Equipe juvenil do Brasil é bronze no Pan de ginástica artística

Equipe masculina do Brasil levou o bronze na categoria juvenil no Campeonato Pan-Americano de ginástica artística no Rio de Janeiro

Brasil Pan-Americano de Ginástica Artísitca
Equipe juvenil masculina do Brasil (Foto: Ricardo Bufolin/CBG)

O Brasil conquistou uma medalha no primeiro dia do Campeonato Pan-Americano de ginástica artística disputado no Parque Olímpico da Barra, no Rio de Janeiro. Nesta quinta-feira (14), o evento foi dedicado aos atletas juvenis e o Brasil levou o bronze com a equipe masculina. Já no feminino, o Brasil terminou na quarta colocação.

No masculino, a equipe do Brasil ficou em terceiro lugar. Bernardo Ferreira, Bruno Silva, João Victor Perdigão e Kayke Santos somaram 224.000 pontos. Os brasileiros competiram no último grupo, junto de Canadá e Estados Unidos. A meta era ultrapassar a Colômbia que estava na liderança até o momento com 223.050. O Brasil conseguiu atingir a meta com um desempenho melhor que os colombianos no salto, cavalo com alças e nas argolas.

O ouro ficou com a equipe dos Estados Unidos com 234.750. O Canadá foi o segundo colocado com 225.800, ultrapassando o Brasil no final com boas apresentações no solo na última rotação.

“Acho que nosso desempenho na competição foi bom. Tivemos alguns errinhos e uma queda, conseguimos lutar até o final e manter o Brasil no pódio”, comentou Bernardo Ferreira em entrevista ao Olimpíada Todo Dia.

No individual geral, o melhor brasileiro foi João Victor Perdigão. Ele foi o sexto colocado com 75.250 pontos. João avançou para as finais das argolas (5º lugar – 12.450), barras paralelas (8º lugar – 12.550) e barra fixa (7º lugar – 12.150).

Bruno Silva se classificou no cavalo com alças (4º lugar – 12.300) e salto (7º lugar – 13.475). Kayke Santos foi o quinto colocado no solo (13.050) e Bernardo Ferreira o oitavo no cavalo (12.000), também se classificando para a disputa de medalhas nos aparelhos.

Classificação final – feminino

Nesta tarde, também foi realizada a última subdivisão da competição feminina. O Brasil competiu mais cedo com Josiany Calixto, Andreza de Lima, Gabriela Barboa e Hellen Carvalho. As brasileiras tiveram que esperar para saber o resultado final.

A equipe feminina do Brasil terminou na quarta colocação com 145.399 pontos. Os EUA ficaram em primeiro lugar com 157.266. Canadá levou a medalha de prata com 146.899 e a Argentina pegou o bronze com 146.067.

Andreza Lima foi a melhor brasileira no individual geral com o sexto lugar com 49.666 pontos. Ela ficou em quarto lugar no salto (12.866) e no solo (12.833) e sexta nas barras assimétricas (11.833), avançando para as finais por aparelho. “Estou muito feliz pela competição apesar de alguns erros. Estou muito ansiosa para as finais e vou continuar treinando bastante para tentar pegar uma medalha”, comentou a ginasta em entrevista ao Olimpíada Todo Dia.

Josiany Calixto também se classificou para a final do solo com 12.333 pontos. Já Gabriela Barbosa ficou em quinto lugar (12.367) e vai disputar a final da trave.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em Ginástica Artística