Siga o OTD

Ginástica Artística

Diogo Soares é a mais nova contratação do Flamengo

Promessa brasileira. ginasta Diogo Soares e seu técnico Daniel Biscalchin acertam com Flamengo

diogo soares flamengo ginástica artística
(Foto: Gilvan de Souza / CRF)

Representante da equipe masculina do Brasil que esteve em Tóquio, o piracicabano Diogo Soares é a mais nova contratação da ginástica artística do Mengão. Com apenas 20 anos, é considerado a maior promessa brasileira da modalidade. Entre os principais títulos estão a prata e o bronze conquistados nos Jogos Olímpicos da Juventude, a prata no Mundial juvenil e vice-campeonato pan-americano adulto.

“Estar no Flamengo é a realização de um sonho. Onde eu treinava nem o aparelho de solo tinha. Só conseguia treinar solo quando ia para as competições. Jamais imaginei que chegaria em um clube desse tamanho, com toda essa estrutura a minha disposição. Vou treinar ainda mais para honrar e retribuir todo o carinho que estão tendo comigo”, garantiu Diogo Soares.

O ginasta pratica o esporte desde os quatro anos, quando começou a acompanhar a sua irmã nas aulas particulares. Na época, ainda achava que a ginástica era legal porque podia voar como os super heróis. As habilidades do menino, surpreenderam o técnico Daniel Biscalchin, que o deixou treinar de graça na academia que mantém na cidade no interior de São Paulo. Não demorou muito para que a aposta no garoto fosse recompensada.

“Desde quando chegou percebi que era um menino diferenciado. Resolvi apostar. Diogo é um menino muito dedicado e ama o que faz. Aos poucos, os resultados foram aparecendo e crescemos juntos. Vem dando tudo certo e como dizem por ai, time que está ganhando não se mexe. Nunca tivemos uma estrutura como essa e estar no Flamengo é muito importante para nós”, comentou o treinador.

+ Street League adiciona Las Vegas ao calendário do Circuito Mundial

Trajetória

Participando de competições desde os nove anos, Diogo Soares já acumula uma prateleira de conquistas de respeito, como o fato de ter conquistado dez vezes o título brasileiro.

Em 2018, quando tinha apenas 16 anos, o piracicabano brilhou nos Jogos Olímpicos da Juventude, realizado em Buenos Aires, e conquistou o bronze no individual geral e prata na barra fixa na competição entre atletas de até 18 anos.

A evolução da promessa foi ainda mais surpreendente em 2019. Além da medalha de prata conquistada no Mundial Júnior nas argolas, Diogo Soares conquistou o ouro no individual geral do Campeonato Brasileiro. Na ocasião, o atleta disputava a sua primeira competição entre os adultos e já conseguiu superar atletas que disputaram Jogos Olímpicos, como o Francisco Barretto e Arthur Nory.

Em junho de 2021, no Pan-Americano de ginástica artística, realizado no Rio de Janeiro, a disputa do individual geral valia vaga olímpica para a seleção brasileira. Diogo Soares terminou com 82.700, no terceiro lugar geral, e conquistou uma das duas vagas em disputa na competição continental. Com isso, a equipe masculina em Tóquio passou a ter cinco atletas.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Só elogios

Georgette Vidor, coordenadora técnica da ginástica, destacou as qualidades do recém contratado.

“O Flamengo precisava de um ídolo na ginastica artística masculina. Alguém que essa garotada olhasse e dissesse: quero ser igual a ele! E o Diogo é isso. Um menino com um talento inquestionável e um equilíbrio emocional invejável”, destacou.

E se depender de Diogo a torcida rubro-negra já pode comemorar.

“Posso garantir à torcida que não faltará comprometimento e força de vontade. Só tenho a agradecer por estar aqui e quero ser o maior atleta do país e estar em Paris representando a Nação”, encerrou.

Mais em Ginástica Artística