Siga o OTD

Ginástica Artística

Com foco no Pan, seleção feminina inicia preparação no Rio

Campeonato Pan-Americano do Rio de Janeiro, em 11 de julho, é o foco principal da ginástica artística feminina do Brasil.

Ginástica artística feminina inicia preparação para o Pan do Rio
Ginástica Artística Feminina inicia preparação no Rio (Divulgação/CBG)

Teve início o primeiro Estágio de Treinamento das atletas de elite da ginástica artística feminina. A atividade, que termina no dia 23, está sendo realizada no Centro de Treinamento Time Brasil, no Rio de Janeiro.

Em julho, o calendário já apresenta um importante desafio: o Campeonato Pan-Americano do Rio de Janeiro, que começa no dia 11. O evento será classificatório para o Mundial por Equipes de Liverpool, na Inglaterra, programado para o final de outubro.

Nos primeiros dias do estágio, as atletas se submetem a uma extensa bateria de exames e testes. Depois, as ginastas trabalharão a preparação física e técnica.

“É um encontro muito importante. Avaliamos, conversamos e traçamos um planejamento. As ginastas e seus treinadores sairão daqui com sua tarefa de casa, para trabalhar em seus clubes”, diz Francisco Porath, treinador da Seleção Brasileira.

+ Brasil derrota Paraguai e se classifica para o Mundial Sub-17

Porath ficou muito satisfeito com a decisão da União Pan-Americana de Ginástica que, pelo segundo ano seguido, atribuiu ao Brasil a missão de realizar o Campeonato Pan-Americano.
“Vamos poder poupar muito da nossa energia, porque não teremos que viajar e fazer aclimatação. Antes do Pan, o grande foco será o Campeonato Brasileiro (de 18 a 22 de maio), uma valiosa oportunidade para as ginastas e seus treinadores adaptarem suas séries”.

O treinador, já nos primeiros dias do Estágio, se diz bastante otimista com o potencial que enxerga nas 17 atletas que se apresentaram no Rio. “É um grupo heterogêneo, um misto de atletas experientes e outras juvenis. Temos muito potencial na Ginástica Artística Feminina do Brasil. A despeito da pandemia, que nos prejudicou bastante, conseguimos desenvolver uma forma de trabalhá-las técnica e fisicamente, e todo mundo se encontra bem”.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

A campeã olímpica Rebeca Andrade destacou a importância desse tipo de atividade que se desenvolve no Rio. “Esses Estágios são muito importantes. É neles que conseguimos ver como todas as meninas estão, como a nossa ginástica está. Fazemos vários testes para saber qual é a capacidade do nosso corpo para treinar e melhorar cada elemento, para saber a quantidade de treinamento que podemos fazer. E, é claro, é superimportante rever as meninas, estarmos perto uma da outra. Nestes últimos tempos, tem sido mais raro esse contato, por causa da pandemia. Portanto, sentir e ver a evolução das meninas é muito bom. A troca de aprendizados que cada treinador tem com o outro é outro aspecto muito importante dos Estágios, e isso também acontece entre as atletas”.

Ginastas convocadas:

Ana Luísa Pires Lima – CEGIN-PR
Andreza Heloisa Lima de Lima – Grêmio Náutico União-RS
Beatriz Benedetti da Silva – OSASCO-SP
Camile Giovanini Fonseca – SESI-SP
Camila Siqueira Almeida – Minas Tênis Clube-MG
Carolyne Mercer Winche Pedro – CEGIN-PR
Christal Silva e Bezerra – Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa -SP
Flávia Lopes Saraiva – Clube de Regatas Flamengo-RJ
Gabriela Barbosa – Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa-SP
Helen Carvalho – Clube de Regatas Flamengo-RJ
Jade Fernandes Barbosa – Clube de Regatas Flamengo-RJ
Josiany Calixto da Silva – CEGIN-PR
Julia das Neves Botega Soares – CEGIN-PR

Lorrane dos Santos Oliveira – Clube de Regatas Flamengo-RJ
Luísa Gomes Maia – Clube de Regatas Flamengo-RJ
Maria Heloísa Moreno – Clube de Regatas Flamengo-RJ
Rebeca Rodrigues de Andrade – Clube de Regatas Flamengo-RJ

Mais em Ginástica Artística