Siga o OTD

Ginástica Artística

Ginástica masculina realizará seu primeiro treino online

Atividade ocorre nessa quinta-feira (11) a partir das 14h, com exercícios adaptados à realidade dos atletas em suas casas

Depois das mulheres, chegou a vez dos homens da Ginástica Artística Masculina fazerem seu primeiro treino online aberto ao público
Atividade online da ginástica artística masculina ocorre nessa quinta-feira (divulgação/CBG)

Depois do sucesso dos eventos abertos da ginástica rítmica e da ginástica artística feminina, chegou a vez da ginástica artística masculina realizar seu treino online. A atividade ocorrerá nessa quinta-feira (11), a partir das 14h.

A ação foi elaborada para que clubes, associações esportivas filiadas às federações estaduais, ginastas, treinadores e fãs possam acompanhar as atividades realizadas diariamente pelos atletas participantes.

Depois das mulheres, chegou a vez dos homens da Ginástica Artística Masculina fazerem seu primeiro treino online aberto ao público
Atividade online da Ginástica Artística Masculina ocorre nessa quinta-feira (divulgação/CBG)

“No treino online, o público vai ter a oportunidade valiosa de ver o que os atletas fazem no dia a dia de treinos. Isso não é comum ao longo de períodos normais de eventos e competições, pois esse tipo de treino é bem particular, com atividades individualizadas para cada atleta. O que as pessoas poderão acompanhar serão exercícios diferentes em relação àqueles executados em aparelhos. Os exercícios estão adaptados à realidade de cada um, em cada casa”, diz o treinador Cristiano Albino.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

Marcos Goto, coordenador da seleção masculina, deu detalhes sobre a capacidade de improvisação que tem sido fundamental para que os atletas se encontrem na melhor situação física possível.

“Os ginastas utilizam utensílios domésticos para realizar esse trabalho, como sofá, cadeira, banco, pacote de arroz, de feijão, galão de água, cabo de vassoura, o que tiver em casa. Destacamos que todas essas atividades são devidamente orientadas e realizadas com toda a segurança”.

Alguns ginastas foram mais além e montaram artesanalmente equipamentos que contribuem para que realizem exercícios mais proveitosos.

Processo em etapas

As atividades online têm duração de 3h a 3h30min diárias. O primeiro bloco consiste em trabalhos de mobilidade articular seguidos de exercícios preventivos orientados por um grupo de fisioterapeutas dos clubes participantes.

O segundo é formado por exercícios gerais e específicos adaptados, com utilização dos utensílios domésticos citados acima. O terceiro é formado por palestras de grandes nomes do cenário esportivo nacional, sejam ex-atletas ou atletas ainda em atividade, como os medalhistas olímpicos.

“Nosso objetivo é mostrar de onde a ginástica veio, o nosso passado. É importante sabermos como era a ginástica antigamente, o que foi feito para termos os resultados que conseguimos alcançar, a estrutura que temos”, explica Marcos Goto.

Nova geração

Um dos benefícios mais expressivos, segundo o treinador, é o que advirá das atividades realizadas com a nova geração. “Imagine como se sente um atleta de dez, 11, 12 anos treinando com um Arthur Zanetti, Francisco Barretto ou Caio Souza. Isso serve de espelho. Com certeza vamos colher muitos frutos no futuro”.

O coordenador aposta que, ao fim da pandemia, o Brasil terá uma ginástica ainda mais forte. “Mesmo em tempos desafiadores de isolamento social, a ginástica artística masculina conseguiu se reinventar. Estamos longe um do outro, porém nunca estivemos tão próximos, e continuamos trabalhando em prol do mesmo objetivo, com comprometimento e foco no nosso grupo de trabalho, no desenvolvimento e organização da ginástica brasileira”.

Mais em Ginástica Artística