Siga o OTD

Ginástica Artística

Ginástica artística fará treino aberto online nesta terça-feira

Após sucesso na ginástica rítmica, CBG abrirá o treino online da ginástica artística para cerca de mil pessoas

Treino aberto será às 15h30 (Divulgação/CBG)

Após a ginástica rítmica, agora é a vez da ginástica artística fazer um treino aberto online. A atividade está marcada para esta terça-feira (2), a partir das 15h30, e a CBG (Confederação Brasileira de Ginástica) vai tornar disponíveis mil vagas da sala virtual para fãs da modalidade – a sala de espera será aberta meia hora antes.

Desde meados de abril, as ginastas estão treinando no interior de suas residências, sendo observadas e orientadas pelos treinadores por meio de aplicativos de videoconferência.

A sessão de terça repetirá uma iniciativa inaugurada pela seleção brasileira de conjunto de ginástica rítmica, na última quinta-feira. O sucesso da experiência foi impressionante. Não demorou muito para a capacidade de público se esgotar. Uma hora antes do início da atividade, 300 pessoas já aguardavam na sala de espera virtual.

+ Treino aberto da GR atinge capacidade máxima

“A ginástica artística é expressão corporal. Costumamos estimular as atletas a ser criativas, a perder a vergonha. Elas trabalham duro e sempre querem mostrar sua evolução. Esse treino aberto é visto por nós como uma oportunidade de elas exibirem o que sabem fazer de melhor”, disse Adriana Alves, coordenadora técnica de ginástica artística feminina da CBG.

Prestígio mundial

Após iniciativa ter sucesso na ginástica rítmica, mil pessoas poderão acompanhar o treino aberto online da ginástica artística organizado pela CBG.
Ginástica rítmica já realizou um treino aberto online organizado pela CBG (Foto: Divulgação/CBG)

O Brasil não é o único país a utilizar as videoconferências, mas está arrancando elogios pela desenvoltura no uso dessa ferramenta – um deles enviado, por email, pelo próprio presidente da FIG (Federação Internacional de Ginástica), Morinari Watanabe. A atividade da ginástica rítmica foi acompanhada por treinadores de outros países da América do Sul, e o treino desta terça será visto por técnicos ucranianos.

“Trabalhei durante muitos anos na Universidade de Educação Física e Esporte, em Dnipro”, disse a ucraniana naturalizada brasileira Iryna Iyashenko. “Hoje meus alunos trabalham como professores da modalidade, e eles querem aprender mais sobre métodos de treinamento à distância conosco”, acrescentou.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Semana a semana, os conteúdos são revisados, as atividades consideradas mais eficazes são mantidas e reformulam-se outras. “Os treinadores estão se dedicando muito ao preparo dos treinos, tudo tem sido muito pensado, e as ginastas também estão de parabéns, com muita disciplina. São muito dispostas para o trabalho. Apresentam-se diariamente com pontualidade, já uniformizadas. Nosso trabalho está fluindo”, observou Iryna.

O foco nas especificidades do trabalho é a alma dos treinamentos online, na avaliação do treinador Francisco Porath Neto, treinador da seleção feminina.

“A evolução das meninas é nítida. Por estarmos fora do ginásio, não estamos conseguindo treinar nos aparelhos. Apenas alguns exercícios elas podem fazer. Por isso mesmo, o que podemos fazer, temos que fazer bem feito. Vamos ao detalhe do detalhe. A execução tem que ser perfeita, e as câmeras nos mostram tudo. Estamos conseguindo dar ritmo. Elas ouvem os comandos e já executam”.

Difusão da modalidade

Além de fornecer doses reforçadas de motivação para as 25 atletas do grupo de controle, os treinadores querem, com o treino aberto, divulgar a modalidade e atrair jovens praticantes. “É muito gratificante mostrar ao Brasil o nosso trabalho. Sei que a criançada vai acompanhar, e queremos fazer bonito também para elas, que são o futuro do nosso esporte”, comentou Iryna.

Mais em Ginástica Artística