Siga o OTD

Ginástica Artística

Fora do Brasileiro, Flavia Saraiva é dúvida para o Mundial

O Campeonato Brasileiro de Ginástica Artística teve as classificatórias da competição adulto neste sábado, no Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo. A competição, que é a seletiva para o Mundial contou com grandes nomes da modalidade no Brasil como Jade Barbosa, Danielle Hypólito, Arthur Nory e o campeão olímpico em Londres 2012 Arthur Zanetti. Uma das ausências no feminino foi a de Flávia Saraiva, por conta de uma lesão nas costas.

A atleta do Flamengo explicou a situação da sua lesão e comentou como será a sua convocação, se ocorrer. “Estou me recuperando, foi uma decisão junto com a comissão técnica eu não competir no Brasileiro, porque ainda não estou treinando normalmente. Para o Campeonato Mundial, a convocação será feita por vários critérios e eu fiz todos, só não estou competindo aqui. Existem outras competições até o Mundial, que eu vou participar e poderei ser avaliada”, comentou Flavia Saraiva.

Para Jade Barbosa, outra ginasta da equipe carioca, alguns aspectos além da competição são importantes para serem levados para as próximas edições. “Fiquei muito feliz com o público que veio acompanhar a competição, com toda a estrutura, com uma aparelhagem muito boa. Nós não imaginávamos um campeonato de tão alto nível, ainda mais que é um Brasileiro com a presença do infantil e adulto, onde as crianças ficam mais próximas e convivem mais conosco. Em um futuro, elas vão acabar indo para a seleção e é excelente que essa convivência já aconteça.”

“Olhando mais para o desempenho dos atletas, existiram quedas, eu caí um pouco mais do que esperava, mas temos que ver que se trata de um ano pós olímpico, com mudança de código de competição e que a maioria dos atletas está vindo de lesão, cirurgias. Então não podemos cobrar muito do desempenho, estamos no início do ciclo, temos tempo. Hoje, o Campeonato Brasileiro é uma seletiva para a seleção. Se der certo, continue assim, se não der, podemos ver de outra maneira. Ano passado, nas olimpíadas, a ginástica trouxe 3 medalhas, e isso foi fruto de muito trabalho, de todos. Temos tempo até Tóquio, mas temos que trabalhar”, disse Jade.

No masculino, Arthur Zanetti, que acabou não competindo nas argolas por conta de um problema no braço direito, avaliou a sua participação e as mudanças que a competição deste ano trouxe. “Olhando para os aparelhos que fiz, foi bom. Fui bem no salto e meu solo foi muito bom também. A competição foi um pouco abaixo do que eu esperava, com muitas quedas, mas alguns atletas estão vindo de lesões, o que pode ter atrapalhado. Mas, por ser um ano pós olímpico, o mundo todo está dessa maneira, com um nível um pouco mais baixo; o fato do brasileiro ser a seletiva para a formação da seleção que vai para as competições internacionais é muito bom, mostra para todos a necessidade de estar bem, de mostrar que consegue, que está bem para ir, que temos os critérios e para ser seleção tem que estar dentro deles”, finalizou Zanetti.

A competição nacional foi a segunda de Arthur Nory, depois das duas cirurgias uma no ombro e outra no tornozelo, no ano – antes ele competiu o Campeonato Paulista. Para ele, o resultado foi bom, mas trouxe outras preocupações. “Por ser a volta, está bom. Fui bem em alguns aparelhos, mas mostrou que eu preciso recuperar bem das minhas lesões. O ombro está bom, mas o meu tornozelo ainda dói. Nos treinamentos, não muito, pois faço no colchão, mas quando é no oficial, no piso mais duro, como hoje, dói bastante e isso tem que melhorar”, comentou Nory.

A convocação para a seleção brasileira será realizada no próximo dia 21. Neste domingo (6), às 10h no Esporte Clube Pinheiros, o Campeonato Brasileiro de Ginástica Artística tem sua fase final. As melhores quatro equipes, do masculino e do feminino, disputam por equipes e no individual geral as melhores posições da competição.

Classificados

No masculino, o E.C Pinheiros terminou o dia na primeira posição, com 245,100 pontos. Logo na sequência, aparecem Serc Santa Maria (239,950), ADC São Bernardo (237,700) e Minas Tênis Clube (233,600). Além disso, os classificados para as finais all around são: Caio Souza (ADC São Bernardo), Francisco Barreto (E.C Pinheiros), Lucas Bitencourt (Serc Santa Maria), Ângelo Assumpção (E.C Pinheiros), Jared Azzarine (ADC São Bernardo), Bernardo Miranda (Minas Tênis Clube).

Já no feminino, o Cegin teve a melhor pontuação do dia, com 157,800, seguido do Clube de Regatas Flamengo (153,400), E.C Pinheiros (149,400) e ADC São Bernardo (145,000). Para as finais do all around as classificadas são: Thais Santos (Cegin), Fabiane Brito (Cegin), Daniele Hypolito (ADC São Bernardo), Jade Barbosa (C.R. Flamengo), Isabel Barbosa (E.C. Pinheiros) e Carolyne Pedro (Cegin).

Confira a programação do domingo:

8h30 às 12h – Competição AA e finais por equipe adulto GAM

8h30 às 11h – Competição AA e finais por equipe adulto GAF

12h15 – Premiação adulto GAM/GAF

Mais em Ginástica Artística