Siga o OTD

Ginástica Artística

Jade Barbosa rompe ligamento cruzado do joelho direito

Ginasta sentiu lesão no dia em que o Brasil não conseguiu classificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020

Jade Barbosa - Ginástica Artística - Mundial de Ginástica - Doha
Divulgação/CBG

O que de pior poderia se esperar aconteceu. Após se machucar na aterrizagem de uma das tentativas de salto no campeonato mundial de ginástica artística, um exame de imagem constatou a ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho direito de Jade Barbosa. A já iniciou tratamento na Alemanha e passará por uma cirurgia ao chegar no país.

No dia em que o Brasil não garantiu a vaga em Tóquio 2020 por equipes, Jade Barbosa tentou, mas não conseguiu competir. Após uma tentativa de salto, a brasileira saiu mancando e passou a acompanhar a equipe somente na torcida.

“Na hora que eu aterrizei na chegada do salto eu já senti o joelho. Sai tentando identificar se era ou não. O atleta sempre fica naquela de que da pra fazer. Mas acabei que naquela hora eu tinha que ser inteligente, não adiantava eu subir na paralela sem ter a certeza que eu poderia dar o meu melhor. Então se eu não posso dar o meu melhor tenho que passar a vaga para quem possa fazer com 100% de certeza. E eu já fiz muito pelo Brasil, né? Hoje, realmente, foi um dia que não aconteceu, mas naquela hora eu tive que ser madura pra identificar o que eu poderia ou não fazer. E a gente achou melhor que a Letícia subisse na paralela para aquecer, porque eu tava sentindo que não ia conseguir fazer a saída. E não tem como fazer a série sem a saída”, comentou a atleta em entrevista ao canal Sportv.

Confira o comunicado na íntegra da Confederação Brasileira de Ginástica: 

“A atleta Jade Barbosa sofreu entorse do joelho direito na chegada do Salto durante o Campeonato Mundial em Stuttgart no sábado, 5 de outubro.

Após a avaliação da equipe médica, a atleta realizou Ressonância Magnética que evidenciou ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho direito.

Jade encontra-se em tratamento com a equipe multidisciplinar COB/CBG em Stuttgart e será submetida a tratamento cirúrgico no Rio de Janeiro, após a sua volta.”

Mais em Ginástica Artística