Siga o OTD

Ginástica Artística

Equipe garante Tóquio 2020; Zanetti, Nory e Caio vão à final

Seleção masculina fica fora da final no Mundial, mas leva vaga para Tóquio 2020. Zanetti, Nory e Caio disputam finais no individual.

Reprodução/Instagram

Apreensão, muita confiança e espera. Assim foi a segunda-feira da equipe masculina de ginástica artística. O grupo se apresentou no último domingo, mas precisava esperar as apresentações de hoje para ver se iria à final do Mundial da modalidade e se iria garantir a vaga para Tóquio 2020. No fim das contas, a vaga veio, mas o grupo masculino não irá à final do Mundial. Somente Arthur Zanetti, Arthur Nory e Caio Souza disputarão as finais individuais.

+ CONFIRA TODOS OS RESULTADOS DA COMPETIÇÃO

Apenas as 12 primeiras seleções se classificaram para Tóquio 2020, e a seleção masculina terminou no 10º lugar, com 247.236 pontos. Contudo, apenas os oito primeiros times passaram para a final do Mundial. Apesar do gosto amargo de ficar de fora da disputa,  Arthur Zanetti, Arthur Nory, Caio Souza, Francisco Barretto e Lucas Bitencourt colocaram a ginástica artística brasileira nos próximos Jogos Olímpicos.

Sem a final por equipes, Arthur Zanetti, Arthur Nory e Caio Souza vão poder se concentrar nas disputas individuais do Mundial, que está sendo realizado em Sttutgart, na Alemanha.

Atual vice mundial e vice olímpico das argolas, Zanetti terminou a classificatória na segunda colocação, com 14,700 pontos. Apenas o turco Ibrahim Colak (14,858) conseguiu uma nota melhor que a do brasileiro.

Na barra fixa, Arthur Nory terminou a classificatória na quarta posição, com 14,600 pontos. Apenas o taiwanês Tang Chia-Hung (14,933), o americano Sam Mikulak (14,866) e o croata Tin Srbic (14,833) ficaram à frente do brasileiro.

Caio Souza avançou à final do individual geral, que reúne os 24 melhores ginastas do mundo. Com o somatório final de 81,897, Caio fará disputará sua terceira final geral em mundiais. Ele terminou no 22º lugar, mas subiu duas posições porque a China e a Rússia passaram a cota permitida de atletas na final.

Feminino

Apesar da equipe não ter conseguido vaga em Tóquio, Flávia Saraiva se classificou para três finais e se garantiu na Olimpíada de 2020

Mais em Ginástica Artística