Siga o OTD

Ginástica Artística

Competições na Alemanha movimentam Seleção de Ginástica

Em Stuttgart, equipes feminina e masculina se preparam para disputar a DTB Pokal Team; Carolyne Pedro participará da Copa do Mundo All-Around

Foto: Divulgação/CBG

A Ginástica Artística brasileira cumprirá nesta semana mais uma etapa importante em sua preparação para a temporada 2019. O Brasil participará de duas competições em Stuttgart (ALE), que coincidentemente será sede do Campeonato Mundial da modalidade, no próximo mês de outubro.

A partir desta sexta-feira (15), os times feminino e masculino participarão da DTB Pokal Team, evento que conta com a chancela da FIG (Federação Internacional de Ginástica). Este torneio não conta pontos para o ranking que ajudará na classificação dos ginastas para a Olimpíada de Tóquio-2020.

Já no domingo (17), acontecerá a etapa da Copa do Mundo All-Around, essa sim contando pontos para o ranking olímpico. O Brasil será representado na competição pela ginasta Carolyne Pedro.

A importância da competição em Stuttgart para a CBG (Confederação Brasileira de Ginástica) no planejamento da temporada é muito grande. A equipe masculina conta com a participação de três ginastas que estiveram, no Mundial de Doha, no ano passado, como Arthur Zanetti, Francisco Barreto Júnior e Caio Souza.

A equipe feminina é praticamente a mesma que participou do Mundial, com Flavia Saraiva, Jade Barbosa, Lorrane Oliveira, Rebeca Andrade e Thais Fidélis.

“Este é o primeiro evento por equipes do ano e utilizaremos como preparação da seleção visando o Campeonato Mundial, que também é pré-olímpico, e que acontecerá também em Stuttgart”, afirmou Francisco Porath Neto, um dos treinadores da Seleção Brasileira feminina.“

Teremos a primeira preparação para o Mundial e, além disso, será uma oportunidade para jovens ginastas poderem disputar uma competição deste nível, já visando a composição de um grupo maior de atletas para os Jogos Olímpicos de 2020”, disse Marcos Goto, um dos treinadores da Seleção masculina.

O treino de pódio e definição da lista de partida da DTB Pokal Team acontecerá nesta quinta-feira (14), enquanto o treinamento de pódio da Copa do Mundo será sábado (16).

Delegação da Ginástica Artística Brasileira em Stuttgart

Chefe de delegação: Henrique Motta

Modalidade: Ginástica Artística Masculina

Ginastas
Arthur Nabarrete Zanetti
Bernardo Actos Miranda
Caio Campos Souza
Francisco Barretto Júnior
Tomas Rodrigues Florencio

Treinadores
Cristiano Albino
Marcos Goto
Robson Caballero
Chefe de equipe GAM: Leonardo Finco
Árbitro GAM: Paulo Carrara

Modalidade: Ginástica Artística Feminina

Ginastas
Flávia Lopes Saraiva
Jade Fernandes Barbosa
Rebeca Rodrigues de Andrade
Thais Fidélis dos Santos
Carolyne Mercer W. Pedro

Treinadores
Francisco Porath Neto
Iryna Ilyashenko
Valeri Liukin
Chefe de equipe GAF: Juliana Fajardo
Fisioterapeuta: Felipe Vidal Souza
Médica: Drª Ana Corte
Árbitro GAF: Valéria Lakerbai

Mais em Ginástica Artística