Siga o OTD

OTD Entrevista

Recuperado de lesão grave, Jared Azzarini sonha com Tóquio 2020

Em entrevista ao Olimpíada Todo Dia, o ginasta Jared Azzarini relembrou momentos difíceis que passou em 2017 e falou sobre os sonhos com o esporte. Confira!

Jared Azzarini havia acabado de disputar o Campeonato Pan-Americano por aparelhos com a seleção brasileira adulta de ginástica artística, e estava prestes iniciar o Campeonato Brasileiro. Entretanto, o desgaste físico e emocional fizeram com que o atleta mudasse o rumo de sua carreira momentaneamente.

+ CONHEÇA A HISTÓRIA DE JARED AZZARINI

O que o Jared não esperava, porém, era que um acidente gravíssimo o afastasse da ginástica artística por cerca de seis meses. Em outubro de 2017, o atleta fraturou o osso esterno enquanto treinava em um clube de Porto Alegre, a Sogipa.

Jared Azzarini

Jared após a cirurgia realizada no osso esterno – Foto: Reprodução/Instagram

“Eu estava em uma fase muito boa da ginástica e a seleção estava me convocando para treinar no Rio de Janeiro direto. Mas eu já estava desgastado, porque era uma competição atrás da outra e eu estava com muitas dores no meu corpo”, contou o ginasta de 21 anos de idade, agora com duas placas e oito pinos no peito, em entrevista ao Olimpíada Todo Dia.

O processo de recuperação foi difícil e Jared, que chegou a ouvir de uma médica que nunca mais voltaria a treinar, preferiu ficar mais recluso.

“O que eu mais fiz foi dormir, eu não aguentava lembrar. É muito triste, ainda mais porque eu tinha ido para o Pan-Americano e estava começando a viajar para competições importantes. Fiquei totalmente decepcionado. Fugi um pouco da ginástica para não me causar uma depressão, aquela tristeza de ficar lembrando, assistindo outros atletas que estão bem, querendo estar lá e não podendo”, relembrou.

Jared Azzarini

Jared Azzarini aproveita o Beach Park – Foto: Divulgação

Hoje, recuperado e querendo voltar logo às principais competições, Jared voltou a treinar em São Bernardo do Campo e a aproveitar seu tempo livre. O último local escolhido pelo ginasta para uma viagem foi Fortaleza, para conhecer o Beach Park.

“100% e treinando forte”, afirmou Jared, podendo aproveitar todos os brinquedos de aventura do parque aquático sem precisar se preocupar com a recuperação.

 

Ciclo olímpico

A lesão aconteceu quando o novato Jared Azzarini caminhava para se firmar na elite da ginástica artística nacional. Agora, a intenção do atleta é voltar a conquistar seu espaço na próxima competição do país.

“Acredito que se eu competir bem no Brasileiro, eu já volte a competir internacionalmente”, disse. Em 2018, a competição foi realizada no mês de junho. Para o próximo ano, o calendário ainda não foi divulgado pela Confederação Brasileira de Ginástica (CBG).

Jared Azzarini

Foto: Divulgação

A tendência é de que o próximo Campeonato Brasileiro aconteça antes dos Jogos Pan-Americanos de Lima – que será entre 26 de julho e 11 de agosto de 2019. Assim, a seleção poderá ser formada com base nas últimas apresentações. Caso haja mudança no calendário, as chances de Jared participar do Pan, que tem grande importância no atual ciclo olímpico, diminuem.

“Eu tento não pensar muito nisso, porque nossa cabeça vira um turbilhão. A gente acaba ficando com um pouco de tristeza na mente, mas o principal agora é eu focar na minha recuperação. Não adianta eu querer voltar rápido e acabar me machucando de novo”, considerou o ginasta.

Mesmo assim, o jovem atleta não deixa de sonhar com a participação na Olimpíada de Tóquio 2020. “Eu tenho bastante chance de estar lá sim e eu vou treinar para isso”, concluiu Jared.

Mais em OTD Entrevista