A rodada da NWSL, o campeonato norte-americano de futebol feminino, deste fim de semana será a última antes dos dois amistosos entre Brasil e Estados Unidos e da pausa para o Mundial masculino. Assim, o jogo deste sábado (30) entre Kansas City Current e Boston Legacy foi um bom teste para duas brasileiras selecionadas. Lorena, no gol do time da casa, venceu o duelo direto contra a atacante visitante, Amanda Gutierres. Com o 1 a 0, o KC Current chega ao sexto triunfo diante do seu torcedor se mantém único 100% em seus domínios. E mais um clean sheet para a goleira da Seleção.
- O dia do Brasil no esporte: confira a agenda desta quarta, 9 de setembro
- Treinar no calor faz o corpo se adaptar? Ciência explica
- Muitas horas sentado? Quantos passos ajudam a reduzir riscos
- Exercício reduz estresse? Ciência explica o que muda
- Caminhar mais durante o dia melhora a saúde? Ciência explica
+ SIGA O OTD NO WHATSAPP, YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Ainda sem contar com Debinha, o Kansas City Current usa e abusa do poderio ofensivo da atacante de Malawi, Temwa Chawinga. A artilheira do time chegou ao seu sétimo gol em cinco jogos na competição. O tento saiu em um lance de oportunismo e chutando duas vezes de rebote para vencer as adversárias. Por outro lado, Lorena mostrou a segurança necessária ao defender os três arremates que foram para sua meta. Desse modo, a goleira contribuiu com a sétima vitória do time, seis delas em casa, chegando a 21 pontos e quarta colocação na tabela.
O outro lado da história foi a forte marcação na qual Amanda não conseguiu se desvencilhar. A atacante brasileira não foi responsável por qualquer chance de gol do Boston Legacy contra Lorena, que ainda teve Laís no banco, e saiu da partida com 73 minutos. A equipe visitante conheceu sua sétima derrota em 12 jogos e está em 14º lugar com nove pontos.
Reconhecimento tardio
Falando de futebol feminino, as ex-jogadoras brasileiras “pioneiras de 1988” finalmente terão algum reconhecimento pelo Governo Federal após quase quatro décadas.
Na última quarta-feira (27), o Senado aprovou no plenário um projeto com as regras para a Copa do Mundo Feminina de 2027, que ocorrerá no Brasil. Um ponto importante do projeto é o pagamento de um prêmio de R$ 500 mil para cada jogadora que representou a Seleção nas competições de 1988 e 1991. No FIFA Women’s Invitation Tournament de 88, a Seleção feminina saiu com medalha de bronze. Em seguida, em 1991 ocorreu a primeira edição oficial do Mundial.
Pioneiras de 1988
- Goleiras: Lica Laurentino e Simone Carneiro (falecidas)
- Laterais: Marisa Caju (capitã), Rosilene Fanta e Suzana Cavalheiro
- Zagueiras: Elane Rego, Suzy Bittencourt e Sandra Duarte
- Meias: Lúcia Feitosa, Marilza Pelezinha, Marcinha Honório, Fia Paulista, Russa e Sissi
- Atacantes: Lucilene Cebola, Roseli de Belo, Michael Jackson e Flordelis Oliveira
Seleção brasileira na Copa do Mundo Feminina de 1991
- Goleiras: Meg e Miriam Soares
- Zagueiras: Rosa Maria, Doralice e Solange
- Meias: Márcia Tafarel, Lunalva Almeida, Cenira Sampaio e Rosângela Rocha
- Atacantes: Maria Lúcia, Adriana Alvim e Delma Gonçalves
*Com informações da Agência Senado e do Ministério do Esporte