Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Na prorrogação, Brasil é heroico, vence e leva ouro no futebol PC

Brasil joga com um a menos por mais de 70 minutos e vence a Argentina na prorrogação para ser ouro no Parapan

Jogadores do Brasil comemoram vitória sobre a Argentina e título do futebol PC no Parapan de Santiago-2023
(Foto: Washington Alves/CPB)

O Brasil é ouro no futebol PC (paralisados cerebrais) em Santiago-2023! Em uma partida heroica disputada no Estádio Bicentenário Municipal de La Flórida na noite deste sábado (25), a seleção brasileira derrotou a Argentina por 1 a 0, com gol de Cesar Batista na prorrogação. A equipe verde-amarela teve uma expulsão logo aos dez minutos do primeiro tempo e precisou jogar com um jogador a menos por mais de 70 minutos. É o tetracampeonato brasileiro na competição.

Vindo de uma campanha muito sólida em Santiago-2023, com cinco vitórias em cinco jogos, o Brasil chegou na final com favoritismo para ficar com o ouro. Somado isso, estava o fato de que a seleção conquistou o título do futebol PC nas últimas três edições de Parapans em que a modalidade esteve presente, na Rio-2007, em Toronto-2015 e em Lima-2019. No entanto, toda essa expectativa se alterou com o início da partida.

O jogo

Isto porque Bira foi expulso logo aos dez minutos de jogo por agredir um jogador argentino. Assim, o Brasil teve que jogar com um jogador a menos pelo restante da partida. Apesar disso, a seleção até que se segurou bem, com uma formação bem postada na defesa e saindo em velocidade nos contra-ataques. A Argentina se manteve no ataque, mas o Brasil sustentou o empate até o final da partida, com o placar zerado.

Com isso, o jogo teve que ir para a prorrogação. Por lá, o Brasil conseguiu se soltar mais e chegou ao gol aos três minutos de acréscimo do primeiro tempo. Após jogada individual de Angelo, a bola sobrou para Cezar, que finalizou para abrir o marcador. A partir daí, a Argentina se lançou ainda mais ao ataque e impôs uma forte pressão ao Brasil. Com defesas brilhantes de Moacir Matos, a equipe segurou o resultado e saiu vitorioso.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Paralimpíada Todo Dia