Siga o OTD

Futebol

Brasil vence Inglaterra e se classifica para as oitavas no sub-17

Com vitória de 2 a 1, Brasil se classificou em segundo no grupo e enfrenta Equador nas oitavas da Copa do Mundo sub-17 de futebol masculino

Copa do Mundo sub-17 de futebol masculino Brasil 2x1 Inglaterra
(Foto: Leto Ribas/CBF)

O Brasil venceu a Inglaterra por 2 a 1 em Jacarta, nesta sexta-feira (17), pela Copa do Mundo sub-17 de futebol masculino. A partida foi válida pela terceira e última rodada a fase de grupos no torneio que acontece na Indonésia. Simultaneamente, o Irã venceu a Nova Caledônia por 3 a 0, provocando um empate triplo no Grupo B. Com o resultado, o Brasil ficou em segundo lugar e vai enfrentar o Equador. A Inglaterra terminou em primeiro e o Irã, em terceiro, também se classificou.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

Como foi Brasil 2×1 Inglaterra

Estevão não fez gols, mas foi escolhido pela FIFA como melhor jogador da partida. Porém, o primeiro gol saiu de uma jogada sua. Aos 42 minutos do primeiro tempo, Estevão invadiu a área inglesa e conseguiu chutar ao gol. A bola bateu na defesa e Kauã Elias estava bem posicionado para dar um chute certeiro e enfimabrir o placar. 

O segundo gol veio de forma parecida. Esquerdinha fez um grande cruzamento e Da Mata estava na localização perfeita, dando uma cabeçada firma na bola. O goleiro inglês Setford chegou a defender mas não conseguiu controlar a bola que entrou no gol inglês aos oito minutos do segundo tempo. 

Neste momento, o Brasil estava em primeiro do grupo pelo saldo de gols. Mas Ndala sofreu pênalti aos 25 minutos da segunda parcial converteu um gol, diminuindo a vantagem e garantindo o país europeu em primeiro lugar do grupo.

Matty Warhust foi o principal jogador do primeiro tempo, tendo também as chances mais claras. O goleiro Phillipe Gabriel salvou uma cabeçada com a bola quase alcançando a linha.

Situação do Grupo B da copa do mundo sub-17 de futebol

Se o Brasil tivesse vencido a Inglaterra com uma diferença de dois gols teria terminado em primeiro do grupo. Por outro lado, se se tivesse empatado ou perdido teria terminado em terceiro. De qualquer forma já estava praticamente classificado diante da goleada de 9 a 0 contra Nova Caledônia.

Tanto Irã quanto Inglaterra golearam o pequeno território ultramarino francês no pacífico, e no fim, a maior goleada inglesa (10 a 0) fez diferença para que o saldo de gols fosse maior, já que todos as outras partidas do grupo foram vitórias pela vantagem mínima. Na estreia, o Brasil abriu 2 a 0, mas perdeu por 3 a 2 contra o Irã. Em seguida, a Inglaterra venceu o Irã por 2 a 1 – também de virada.

Caminho sul-americano rumo às finais

O Brasil se prepara no fim de semana e enfrenta em Surakarta o Equador na segunda-feira (20) às 5h30, horário de Brasília. Há uma possibilidade de jogo contra a Argentina pelas quartas de final. Os vizinhos ainda esperam a definição de todos grupos para saber qual dos melhores terceiros colocados irá enfrentar.

O Equador terminou com uma vitória e dois empates. Assim como aconteceu na Copa do Mundo do Catar em 2022, o país andino estreou contra o país sede no primeiro dia de competições na Copa do Mundo sub-17. Mesmo com a torcida contra, o Equador abriu sua campanha com um empate contra a Indonésia por 1 a 1. Em seguida, venceu Marrocos por 2 a 0 e finalmente empatou contra o Panamá por 1 a 1, terminando em segundo lugar no grupo A.

Já a Argentina se recuperou de uma derrota para o Senegal na estreia por 2 a 1, e se classificou ao vencer o Japão por 3 a 1 e Polônia por 4 a 0, terminando em primeiro lugar de seu grupo.

Interessado em cinema, esporte, estudos queer e viagens. Se juntar tudo isso melhor ainda. Mestrando em Estudos Olímpicos na IOA. Estive em Tóquio 2020.

Mais em Futebol