Siga o OTD

Futebol

FIFA sugere ampliação do torneio olímpico feminino

Conselho da FIFA anuncia proposta de ampliação do futebol feminino nos Jogos de Los Angeles-2028 além de um Mundial de Clubes feminino

She Believes convocação seleção brasileira de futebol feminino
Marta em ação contra o Canadá nos Jogos Olímpicos de Tóquio (Foto: Sam Robles/CBF)

A Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA) realizou uma reunião do seu conselho antes da final da Copa do Mundo de futebol masculino em Doha, no Catar. Após o encontro, a entidade anunciou alguns pontos definidos na reunião. No futebol feminino, os principais pontos foram a criação de um Mundial de Clubes e a proposta de ampliação para o torneio olímpico para os Jogos de Los Angeles-2028.

+ Seleção Feminina disputa torneio amistoso nos EUA em fevereiro

Atualmente, o torneio olímpico de futebol tem 12 equipes no feminino e 16 no masculino. A proposta da FIFA é igualar o número de times nos dois naipes. A proposta ainda precisa passar pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) que é quem decide quantos atletas participarão em cada esporte no programa olímpico. Em Paris-2024, o futebol vai ter 504 atletas: 18 em cada um dos 28 times classificados. A alteração é complicada, porque isso faria o COI incluir mais 72 atletas, em um momento em que a entidade tenta enxugar o tamanho dos Jogos Olímpicos.

Novos Mundiais

Mundial de clubes feminino? Bia Zaneratto ergue taça da libertadores cercada por atletas do Palmeiras
Palmeiras é o atual campeão da Libertadores Feminina (Foto: Cris Mattos)

A FIFA também anunciou outras duas novidades para as mulheres no futebol e futsal. A primeira é a criação de um Mundial de Clubes feminino. O formato e a primeira edição da competição ainda não foram definidos. Mas a criação do torneio era um pedido antigo de Conmebol e Uefa que, inclusive, cogitavam a possibilidade em organizar um duelo entre os campeões da Libertadores e da Champions League feminina. O outro torneio novo é a realização de uma Copa do Mundo de futsal sob a chancela da FIFA. A entidade também não revelou mais detalhes sobre o novo torneio.

+SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em Futebol