Siga o OTD

Futebol

Seleção sub-20 desembarca no Chile para amistosos

Seleção sub-20 desembarca no Chile e se prepara para amistosos contra equipe local

Seleção brasileira sub-20 de futebol masculino Chile amistosos
(Foto: Adriano Fontes/CBF)

A seleção brasileira sub-20 de futebol masculino desembarcou no Chile, na madrugada desta segunda-feira (14), para a disputa de dois amistosos contra os donos da casa, nos dias 17 e 20 de novembro. Essa será a última etapa de preparação da equipe antes da convocação final para a disputa do Torneio Sul-Americano Conmebol 2023, que será realizado entre os dias 19 de janeiro e 12 de fevereiro, na Colômbia. 

+ Brasil vai com 12 medalhistas olímpicos à Copa do Mundo do Catar

O técnico Ramon Menezes recepcionou os atletas no início da noite, no Rio de Janeiro, antes do embarque para Santiago. Os jogadores convocados que estiveram com seus clubes nos jogos da última rodada do Brasileirão se juntaram à delegação na manhã desta segunda, já no Chile. Neste primeiro dia, estão previstas atividades de recovery (recuperação física) para esse grupo de atletas. O restante vai a campo para treinamento às 18h. 

Por motivo de lesão, o lateral direito João Moreira, do São Paulo, foi desconvocado e substituído por Lucas Kawan, do Grêmio. É a única alteração na lista anunciada por Ramon Menezes em outubro. A delegação brasileira ficará hospedada no DoubleTree by Hilton Santiago e os treinamentos acontecerão no Complexo Quilín. 

Preparação para o Sul-Americano sub-20
(Foto: Adriano Fontes/CBF)

O primeiro amistoso entre Brasil e Chile será na próxima quinta-feira (17), às 19h, no Estádio Municipal de La Pintana, em Santiago. O segundo confronto preparatório será no domingo (20), às 19h, no Estádio El Teniente, em Rancágua. 

Preparação para o Sul-Americano

Sob o comando de Ramon Menezes, a seleção masculina sub-20 realizou três etapas de preparação e disputou três jogos-treinos e seis jogos oficiais, entre eles quatro encontros com seleções prováveis adversárias no Torneio Sul-Americano 2023: Paraguai, Uruguai, Equador e Argentina. 

Além de conhecer mais um provável adversário, os jogos contra o Chile servirão para que o treinador brasileiro faça suas últimas observações antes da convocação final para o Sul-Americano. Ramon está invicto à frente da categoria. São oito vitórias e um empate.

Seleção brasileira sub-20
Seleção sub-20 empatou com a Argentina na última data-Fifa (Foto: Carlos Santana/CBF)

A atual seleção sub-20 é formada por atletas nascidos em 2003, 2004 e 2005. As gerações 2003 e 2005 se desenvolvem dentro da seleção brasileira com convocações dentro do projeto das seleções dos anos ímpares, em vigor no departamento de base da CBF desde 2019. Já a geração 2004 é a campeã do Torneio Sul-Americano Sub-15 em 2019, e também acumula vasto número de convocações para a Canarinho.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

O Torneio Sul-Americano Conmebol Sub-20 é classificatório para a Copa do Mundo FIFA da categoria. São quatro vagas em disputa. A última participação do Brasil no Mundial foi em 2015, quando a Seleção chegou ao vice-campeonato, na Nova Zelândia. As Copas do Mundo de base são realizadas a cada dois anos. 

Mais em Futebol