Siga o OTD

Futebol

Gol no final dá título da Copa da África à Nigéria em cima de Camarões. Veja os lances!

Terminou no fim de semana a Copa da África de futebol feminino, que foi disputada em Camarões. Na final, a Nigéria ficou com título pela 10a. vez em 12 edições do torneio ao derrotar as donas da casa por 1 a 0. O gol da vitória foi marcado aos 38 minutos do segundo tempo, calando dos 40 mil torcedores que lotaram o Estádio Ahmadou Ahidjo, em Yaoundé.

Nigéria levantou pela décima vez o título da Copa da África de futebol feminino

Nigéria levantou pela décima vez o título da Copa da África de futebol feminino

Restou a Camarões lamentar o gol sofrido e, principalmente, as chances perdidas. Durante todo o jogo, o time da casa criou as melhores oportunidades. A principal delas aconteceu no final do primeiro tempo, quando a camisa 9, Madeleine Ngono Mani recebeu livre na cara da goleira da Nigéria, mas desperdiçou a chance de forma inacreditável.

Nigéria soube segurar a pressão de Camarões até matar o jogo com um gol a sete minutos do fim

Nigéria soube segurar a pressão de Camarões até matar o jogo com um gol a sete minutos do fim

Mais experiente, a Nigéria soube manter a calma e segurar a pressão até a hora em que conseguiu matar o jogo. A artilheira do campeonato com seis gols, Asisat Oshoala, deu a assistência para Desire Oparanozie marcar o gol da vitória nigeriana a sete minutos do fim do tempo regulamentar.

Foi a 10a. conquista da Nigéria na história. O país domina completamente o futebol feminino no continente desde que a Copa da África foi criada. As nigerianas foram campeãs em 1991, 1995, 1998, 2000, 2002, 2004, 2006, 2010, 2014 e 2016 e só tiveram a hegemonia quebrada por Guiné Equatorial em 2008 e 2012.

Apesar do vice-campeonato, Camarões teve a melhor jogadora do torneio e mais atletas na seleção do campeonato

Apesar do vice, Camarões teve a melhor jogadora e mais atletas na seleção do campeonato

Na edição de 2016, a Copa da África contou com a participação de oito países, que foram divididos em dois grupos de quatro, com os dois melhores de cada chave se classificando para a semifinal. No Grupo A, Camarões saiu em primeiro com três vitórias, somando nove pontos. A África do Sul somou quatro e ficou em segundo. Foram eliminados Egito com três pontos e Zimbabué com 1.

No Grupo B, Nigéria e Gana terminaram empatados com sete pontos, mas as nigerianas levaram vantagem no saldo de gols e ficaram em primeiro. Mali ficou em terceiro com três pontos e Quênia foi eliminado com três derrotas em três jogos.

Nas semifinais, Camarões venceu Gana por 1 a 0, mesmo placar pelo qual a Nigéria bateu a África do Sul. Na decisão pelo terceiro lugar, a medalha de bronze ficou para as ganesas, que derrotaram as sul-africanas também por 1 a 0.

Seleção da Copa da África

Apesar de terem perdido o título para a Nigéria, Camarões pôde comemorar o fato de ter tido a melhor jogadora da competição: Gabrielle Aboudi Onguene. O país também levou o troféu Fair Play da Copa da África.

A seleção do campeonato foi Annet Ngo Ndom (Camarões); Meffoumetou Falone (Camarões), Osinachi Ohale (Nigéria), Janine Van Wyk (África do Sul) e Linda Eshun (Gana); Jermaine Seoposenwe (África do Sul), Raisa Tchuanyo (Camarões), Elizabeth Addo (Gana) e Gabrielle Aboudi Onguene (Camarões); Desire Oparanozie (Nigéria) e Asisat Oshoala (Nigéria).

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Futebol