Siga o OTD

Futebol

Cinco curiosidades sobre o Sport Recife

Sport x Palmeiras Copa do Brasil Sub 17 Ao vivo
(Foto: Igor Cysneiros/Sport Clube do Recife)

Ninguém pode negar que, junto com o carnaval, a bossa nova e o samba, o futebol representa uma grande parte dentro da cultura brasileira, tanto para aqueles habitantes que se encontram dentro do país quanto fora.

Embora no exterior não sejam tão reconhecidos, existem muitos times locais que, graças à sua extensa trajetória de vitórias, contribuem a escrever uma porção da história do jogo de bola nacional. O Sport Recife é um deles.

sport basquete vence sorocaba
Sport Recife tem também uma equipe que disputa a Liga de basquete feminino (Marina Gouvêa)

Se você é fanático deste clube e costuma tentar sua sorte nas melhores casas de apostas esportivas, temos certeza de que não vai querer ficar por fora dos fatos mais curiosos que envolvem ao famoso Leão do Norte.

Sport Recife: fatos que não pode deixar de saber

Gosta das equipes de futebol do Nordeste? É um torcedor eterno do Leão da Praça Bandeira? Pegue lápis e papel para tomar nota de algumas das curiosidades mais interessantes do Sport Recife.

Um plano que não resultou como o esperado

Em 1905, Guilherme de Aquino Fonseca, integrante de uma família acaudalada pernambucana, viajou para a Inglaterra. Enquanto estava lá, decidiu que queria fundar o futebol do Náutico, um prestigioso clube de remo de Recife.

Para atingir seu objetivo, trouxe chuteiras, calções, bolas e camisas com cores vermelha e preta, que atualmente caracterizam o clube. No entanto, ao chegar aqui, os dirigentes do Náutico não quiseram adotar o jogo de bola pois achavam que não era um esporte nobre. Anos depois, o clube náutico adotou a disciplina e virou um grande rival do Sport.

Um animal que virou mascote por acidente

O mascote característico do clube foi adotado em 1919, depois da conquista do Troféu Leão do Norte sobre a equipe Remo-Paysandu, que aconteceu em Belém do Pará.

Uma vez concluído o encontro, um torcedor paranaense quebrou a taça, danificando a cauda do animal, justo antes de que a delegação do Sport embarcasse de volta para o Recife. A partir desse momento, o leão começou a ser usado como mascote e no novo escudo.

Um time pioneiro em muitas questões

Além de contribuir para o desenvolvimento do futebol dentro da região nordestina, o Sport Recife foi o primeiro clube pernambucano a contratar um jogador do estado do Rio de Janeiro, em 1916. Quem foi? O zagueiro Paulino, que jogava no América.

Como se isto não fosse suficiente, também foi a primeira instituição esportiva de Pernambuco em ter um estrangeiro dentro de sua formação. Neste caso foi o uruguaio Carlos Viola, no ano de 1928.

Vender para poder comprar

O Sport Recife nem sempre teve recursos econômicos e a prova é que para comprar o terreno no qual se construiu o estádio Adelmar da Costa Carvalho, precisou arrecadar fundos com os torcedores e vender todas as taças que tinha conquistado até esse momento.

Após fazer isto, conseguiu comprar o espaço e inaugurar o prédio da Ilha do Retiro em 1936. O esforço valeu a pena, pois o estádio foi o único do Nordeste e do Norte a funcionar como sede dos jogos da Copa no ano de 1950.

Mais em Futebol