Siga o OTD

Futebol

São Paulo amplia soberania em casa e confirma vaga no Brasileiro

Tricolor derrota a Ferroviária, chega a catorze vitórias seguidas como mandante e entra matematicamente nas quartas de final do Brasileiro feminino. Ferroviária ainda briga

São Paulo Ferroviária futebol feminino campeonato brasileiro de futebol feminino campeonato brasileiro feminino de futebol
(Jonatan Dutra/Ferroviária SA)

O São Paulo derrotou a Ferroviária por 1 a 0 na manhã deste sábado (18) e confirmou classificação para as oitavas de final do Campeonato Brasileiro feminino de futebol. Foi a 14ª vitória do Tricolor como mandante, ampliando invencibilidade dentro de seus domínios. O time não perde em casa desde agosto de 2021, quando caiu para o Internacional na volta das quartas de final do Brasileiro. O jogo foi no Morumbi. Em Cotia, onde a partida de hoje foi realizada, a invencibilidade vem de 3 de junho do ano passado, quando foi derrotado pelo Corinthians.

A vaga nas quartas de final do Brasileiro feminino deste ano já era praticamente do São Paulo. Teria de ser derrotado nos três últimos jogos da fase de classificação e o Real Brasília, que entrou na 13ª rodada em nono com 17 pontos, precisaria vencer os três e ainda descontar 16 gols de saldo. Confirmada a vaga, o São Paulo tem ainda como objetivo manter-se entre os quatro melhores uma vez que nas quartas de final eles ficam com a vantagem de decidir em casa. Também está perto, basta um empate. Os três pontos desta rodada levam o Tricolor para a primeira colocação, com 29 ao lado do Inter, mas vai perder a posição até o encerramento da rodada.

A Ferroviária, por outro lado, permanece com 18 e pode sair do G8 caso Real Brasília ou Avaí Kindermann vençam. Os três, mais Flamengo, Santos, Atlético-MG, Grêmio e Cruzeiro disputam as últimas quatro vagas nas quartas de final. Faltam três rodadas para o fim da fase de classificação.

+ tabela de classificação, próximos jogos e resultados

Pressão inicial

O São Paulo foi para cima no começo do jogo e chegou duas vezes com Cacau nos primeiros dez minutos. Na segunda chegada, o time repetiu a jogada que deu certo na vitória contra o Palmeiras com Fe Palermo atropelando pela direita e colocando nos pés da artilheira, na cara do gol. Desta vez, porém, Cacau não aproveitou. Depois dessa jogada, a Ferroviária acertou a marcação e parou as anfitriãs. Controlou o meio e passou a chegar organizada no ataque. A melhor chance foi uma tabela de Edimilla com Ingryd na área Tricolor e uma cabeçada de Camila. Ambas sem muito perigo. O São Paulo lutou para voltar a controlar a bola, sempre muito acossado pela marcação visitante. E assim os times foram até o intervalo.

Domínio e gol

As donas da casa voltaram dos vestiários com Rafa Travalão, vice-artilheira do Brasileiro feminino de futebol com sete gols, e, assim como no primeiro tempo, foram para cima nos primeiros minutos. A pressão rendeu pelo menos quatro boas chances. Travalão e Naná tiveram uma cara a cara cada, mas a goleira da seleção Luciana pegou uma e a outra foi por cima. Travalão teve mais duas, em dois bons arremates contra o gol rival. Após dos 15min o São Paulo arrefeceu a pressão, mas ainda jogava melhor e comandava o jogo e ia chegando. Aos 29min, em um bolão colocado por Micaelly, Shashá fez o primeiro gol dela com a camisa do São Paulo desviando com categoria para as redes de Luciana. Dali em diante, o Tricolor seguiu com o domínio da partida e não foi ameaçado até o apito final.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Mais em Futebol