Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Regional Centro-Norte de futebol de cegos terá quatro times novos

Estreantes são quase metade do total de equipes que começam a correr atrás da bola nesta terça-feira. AMC é o maior campeão com cinco taças, mas o atual vencedor é o Ismac

Adef futebol de cegos Regional Centro-Norte de futebol de cegos Belém
Time da Adef é um dos novatos (divulgação)

Das nove camisas que disputarão o Regional Centro-Norte de futebol de cegos, quatro farão a estreia no torneio. A competição começa nesta terça-feira (7) e vai até domingo (12) e será realizada na quadra do Sesi Ananindeua, em Belém. Acelgo (GO), Adef (DF), Adeviam (AM) e Udevima (AM) prometem esquentar a briga, quase sempre vencida pela AMC (MT), campeã de cinco das nove edições já realizadas. Quem defende o título, porém, é o Ismac (MT), campeão em 2019..

Dois desses novatos chegam a Belém reforçados para o campeonato, organizado pela Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV). O time da Acelgo (Associação de Cegos para Esporte e Lazer de Goiás), treinado por Fabrício Gomes, reúne nomes de respeito, incluindo o do ala Maxwell, campeão este ano da Copa Tango e figura constante nas convocações da seleção brasileira. Também fazem parte do elenco dois jovens da seleção sub-20, os alas ofensivos Álvaro e Raynã. A associação foi fundada em 1997, no Distrito Federal, com o nome de Acel, sendo posteriormente transferida para Goiânia em 2019 e rebatizada.

Inexperiência

Apesar do trio selecionável, Fabrício Gomes descarta o rótulo de favorito. “Além da pouca experiência de vários atletas, não conseguimos treinar com a equipe completa, o que nos impede de ter um melhor conjunto. Temos jogadores que vão disputar o primeiro regional e outros terão a primeira oportunidade de mais minutos em quadra”, explica Fabrício. “Acredito que existam equipes mais experientes e bem formadas”, conclui.

+ Brasileirão sub-20 começa com chuva de gols, confira resultados

Hermanos no elenco

A Adef (Associação Desportiva de Futsal do Distrito Federal) é ainda mais jovem no cenário da modalidade, lançou o time de futebol de cegos no último dia 25 de abril. Mas vai para o Regional Centro-Norte, primeiro torneio oficial, comandado por quem já transita no paradesporto há muitos anos: Marcelo Ottoline. O treinador encorpou o grupo com o experiente goleiro Tales, convocado diversas vezes para fases de treino do Brasil, e dois argentinos que já defenderam a seleção de seu país: Daniel Iturria, rival de Mawxell na Copa Tango deste ano, e Nahuel Heredia. “A expectativa é a melhor possível. Nosso treino tem bolas novas, todo mundo com material adequado, vendas que são usadas em competição internacional. Já há uma evolução ao longo do semestre, que esperamos culminar com um resultado positivo na competição”, explica o técnico Marcelo.

Sobre o torneio

O Regional Centro-Norte reunirá em Belém nove equipes divididas em dois grupos. No A estão AMC, CFCP, ADVP e mais um dos estreantes, que entrará por sorteio. No B, estão Uniace, Ismac e os outros três estreantes. Todos jogam entre si dentro dos grupos e os dois melhores de cada chave disputam as semifinais, sendo os dois primeiros contra os dois segundos. Além do título, o torneio vale duas vagas para a Série A e uma para a Série B do próximo Campeonato Brasileiro a quem já não esteja classificado. Dos nove listados, a AMC-MT já possui vaga na elite e o Ismac-MS, na Segundona – se os sul-mato-grossenses terminarem entre os dois melhores, pulam para a Série A.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Mais em Paralimpíada Todo Dia