Siga o OTD

Futebol

Brasileirão feminino Sub-20: São Paulo é destaque da 1ª fase

O São Paulo foi o grande destaque da primeira fase do Brasileirão feminino Sub-20, com uma campanha de 100% de aproveitamento.

Brasileirão feminino Sub-20: São Paulo é destaque da 1ª fase
Adriano Fontes/CBF

A primeira fase do Brasileirão feminino Sub-20 terminou no último sábado (14), e teve a definição das últimas vagas para a etapa seguinte do torneio. O grande destaque até aqui foi a equipe do São Paulo, única a se classificar com 100% de aproveitamento nos seis jogos disputados. 

Dono do melhor ataque da primeira fase do Campeonato Brasileiro de futebol feminino Sub-20, com 43 gols marcados, o São Paulo tem as duas artilheiras da competição até o momento: Isa e Eduarda que marcaram seis gols cada e ajudaram o tricolor a passar em primeiro lugar no Grupo A, com a melhor campanha do torneio no geral. 

Mas o destaque da equipe são-paulina não foi só o ataque. A defesa também teve muita eficiência e fechou a primeira fase com apenas um gol sofrido, no duelo contra o Atlético Goianiense. 

+ Com gol aos 50, Santos vira sobre o São Paulo no Brasileirão

Confira agora outros destaques da 1ª fase do Brasileirão feminino Sub-20

Passaram de fase os seis campeões de cada grupo e os dois melhores segundos colocados no geral. 

Grupo A – Minas Brasília (DF)

Além do São Paulo, quem também passou de fase no Grupo A foi o Minas Brasília. O clube do Distrito Federal teve a segunda melhor campanha entre os todos segundos colocados de cada grupo (ficou empatado na quantidade de pontos com o Fluminense, mas o superou com uma vitória a mais).

O Minas Brasília obteve quatro vitórias e duas derrotas (ambas contra o São Paulo) na primeira fase do Brasileirão feminino Sub-20. A artilheira do time na competição é Leticia, com cinco gols.

Classificação do Grupo A

São Paulo – 18 pontos

Minas Brasília – 12 pontos 

Atlético Goianiense – 4 pontos

Cuiabá – 1 ponto 

Grupo B – Corinthians (SP)

O ‘Timão’ segue sendo uma das equipes que mais se destacam no futebol feminino. E não foi diferente na primeira fase do Brasileirão feminino Sub-20. A equipe paulista terminou invicta a primeira fase, vencendo quatro jogos e empatando dois (ambos contra o Kindermann-SC) 

Apesar de não ter se destacado tanto no setor ofensivo, o Corinthians encerrou a primeira fase sem sofrer gols. A artilheira da equipe até o momento é Ellen, com dois tentos marcados. 

Classificação do Grupo B

Corinthians – 14 pontos

Kindermann – 9 pontos

Juventude – 6 pontos

Botafogo PB – 3 pontos

Grupo C – Ferroviária (SP)

Outra potência do futebol feminino nacional, a Ferroviária terminou a primeira fase do Brasileirão feminino Sub-20 com cinco vitórias e um empate (contra o Fortaleza), somando 16 pontos ao todo. 

Rhaissa Oliveira, Natalia e Raissa Lima dividem a artilharia na equipe da Ferroviária. Cada jogadora marcou dois gols até o momento. 

Classificação do Grupo C

Ferroviária – 16 pontos

Atlético Mineiro – 9 pontos

Fortaleza – 7 pontos

Vasco da Gama – 1 ponto

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Grupo D – Grêmio (RS) e Internacional (RS) 

A dupla Gre-Nal avançou à segunda fase do Brasileirão feminino Sub-20. O Grêmio ficou com o primeiro lugar no Grupo D, ao conquistar cinco vitórias e um empate. Já seu rival, o Internacional, passou de fase como o melhor segundo colocado no geral, com 13 pontos (quatro vitórias, um empate e uma derrota). 

Tanto o Grêmio, como o Inter se destacaram no setor ofensivo e contam com algumas das atletas que mais fizeram gols no torneio até então. O lado tricolor tem Luany como artilheira, com cinco gols. Já o time colorado tem Kamile e Milena, cada uma com cinco tentos anotados.

Classificação do Grupo D

Grêmio – 16 pontos

Internacional – 13 pontos 

América FC – 6 pontos

Coritiba – 0 ponto

Grupo E – Flamengo

O rubro-negro carioca foi o melhor time do Grupo E e passou de fase ao somar 14 pontos. Foram quatro vitórias e dois empates (ambos no clássico contra o Fluminense). 

O Flamengo tem como artilheira Maria Peck, com cinco gols. Inclusive, o time carioca teve um dos melhores ataques da primeira fase, com 24 gols marcados. Na defesa o rubro-negro também foi bem, sendo um dos dois times a passar de fase sem ser vazado. 

Já o Fluminense lutou até o final pela última vaga para a próxima fase do Brasileirão feminino Sub-20 (oriunda da disputa entre todos os segundos colocados de todos os grupos). 

Mas o tricolor carioca foi prejudicado pelo empate com o Flamengo na última rodada, que o deixou em desvantagem em relação ao Minas Brasília, que teve um triunfo a mais. 

Classificação do Grupo E

Flamengo – 14 pontos

Fluminense – 12 pontos

Cresspom – 7 pontos

Goiás – 0 ponto

Grupo F – Santos

Único campeão de grupo a passar de fase sem estar invicto, o Santos avançou à segunda fase do Brasileirão feminino Sub-20 com 13 pontos, campanha igual a do Internacional, por exemplo, classificado como o melhor segundo colocado dos grupos.  

Isa Viana foi a destaque da equipe do Santos, com quatro gols marcados. O ‘Peixe’ ganhou quatro partidas, empatou uma (contra o Botafogo do Rio de Janeiro) e perdeu uma diante o Esmac Ananindeua, do Pará. 

Classificação do Grupo F

Santos – 13 pontos

Botafogo RJ – 9 pontos

Esmac Ananindeua – 6 pontos

Ceará – 3 pontos

A próxima fase do Campeonato Brasileiro de futebol feminino Sub-20 começa no dia 23 de maio. Serão dois grupos com quatro equipes. Cada time disputará três partidas nesta fase. Os dois melhores de cada grupo avançam às semifinais. 

Mais em Futebol