Siga o OTD

Futebol

Brasileirão feminino Sub-20: São Paulo é destaque da 1ª fase

O São Paulo foi o grande destaque da primeira fase do Brasileirão feminino Sub-20, com uma campanha de 100% de aproveitamento.

Brasileirão feminino Sub-20: São Paulo é destaque da 1ª fase
Adriano Fontes/CBF

A primeira fase do Brasileirão feminino Sub-20 terminou no último sábado (14), e teve a definição das últimas vagas para a etapa seguinte do torneio. O grande destaque até aqui foi a equipe do São Paulo, única a se classificar com 100% de aproveitamento nos seis jogos disputados. 

Dono do melhor ataque da primeira fase do Campeonato Brasileiro de futebol feminino Sub-20, com 43 gols marcados, o São Paulo tem as duas artilheiras da competição até o momento: Isa e Eduarda que marcaram seis gols cada e ajudaram o tricolor a passar em primeiro lugar no Grupo A, com a melhor campanha do torneio no geral. 

Mas o destaque da equipe são-paulina não foi só o ataque. A defesa também teve muita eficiência e fechou a primeira fase com apenas um gol sofrido, no duelo contra o Atlético Goianiense. 

+ Com gol aos 50, Santos vira sobre o São Paulo no Brasileirão

Confira agora outros destaques da 1ª fase do Brasileirão feminino Sub-20

Passaram de fase os seis campeões de cada grupo e os dois melhores segundos colocados no geral. 

Grupo A – Minas Brasília (DF)

Além do São Paulo, quem também passou de fase no Grupo A foi o Minas Brasília. O clube do Distrito Federal teve a segunda melhor campanha entre os todos segundos colocados de cada grupo (ficou empatado na quantidade de pontos com o Fluminense, mas o superou com uma vitória a mais).

O Minas Brasília obteve quatro vitórias e duas derrotas (ambas contra o São Paulo) na primeira fase do Brasileirão feminino Sub-20. A artilheira do time na competição é Leticia, com cinco gols.

Classificação do Grupo A

São Paulo – 18 pontos

Minas Brasília – 12 pontos 

Atlético Goianiense – 4 pontos

Cuiabá – 1 ponto 

Grupo B – Corinthians (SP)

O ‘Timão’ segue sendo uma das equipes que mais se destacam no futebol feminino. E não foi diferente na primeira fase do Brasileirão feminino Sub-20. A equipe paulista terminou invicta a primeira fase, vencendo quatro jogos e empatando dois (ambos contra o Kindermann-SC) 

Apesar de não ter se destacado tanto no setor ofensivo, o Corinthians encerrou a primeira fase sem sofrer gols. A artilheira da equipe até o momento é Ellen, com dois tentos marcados. 

Classificação do Grupo B

Corinthians – 14 pontos

Kindermann – 9 pontos

Juventude – 6 pontos

Botafogo PB – 3 pontos

Grupo C – Ferroviária (SP)

Outra potência do futebol feminino nacional, a Ferroviária terminou a primeira fase do Brasileirão feminino Sub-20 com cinco vitórias e um empate (contra o Fortaleza), somando 16 pontos ao todo. 

Rhaissa Oliveira, Natalia e Raissa Lima dividem a artilharia na equipe da Ferroviária. Cada jogadora marcou dois gols até o momento. 

Classificação do Grupo C

Ferroviária – 16 pontos

Atlético Mineiro – 9 pontos

Fortaleza – 7 pontos

Vasco da Gama – 1 ponto

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Grupo D – Grêmio (RS) e Internacional (RS) 

A dupla Gre-Nal avançou à segunda fase do Brasileirão feminino Sub-20. O Grêmio ficou com o primeiro lugar no Grupo D, ao conquistar cinco vitórias e um empate. Já seu rival, o Internacional, passou de fase como o melhor segundo colocado no geral, com 13 pontos (quatro vitórias, um empate e uma derrota). 

Tanto o Grêmio, como o Inter se destacaram no setor ofensivo e contam com algumas das atletas que mais fizeram gols no torneio até então. O lado tricolor tem Luany como artilheira, com cinco gols. Já o time colorado tem Kamile e Milena, cada uma com cinco tentos anotados.

Classificação do Grupo D

Grêmio – 16 pontos

Internacional – 13 pontos 

América FC – 6 pontos

Coritiba – 0 ponto

Grupo E – Flamengo

O rubro-negro carioca foi o melhor time do Grupo E e passou de fase ao somar 14 pontos. Foram quatro vitórias e dois empates (ambos no clássico contra o Fluminense). 

O Flamengo tem como artilheira Maria Peck, com cinco gols. Inclusive, o time carioca teve um dos melhores ataques da primeira fase, com 24 gols marcados. Na defesa o rubro-negro também foi bem, sendo um dos dois times a passar de fase sem ser vazado. 

Já o Fluminense lutou até o final pela última vaga para a próxima fase do Brasileirão feminino Sub-20 (oriunda da disputa entre todos os segundos colocados de todos os grupos). 

Mas o tricolor carioca foi prejudicado pelo empate com o Flamengo na última rodada, que o deixou em desvantagem em relação ao Minas Brasília, que teve um triunfo a mais. 

Classificação do Grupo E

Flamengo – 14 pontos

Fluminense – 12 pontos

Cresspom – 7 pontos

Goiás – 0 ponto

Grupo F – Santos

Único campeão de grupo a passar de fase sem estar invicto, o Santos avançou à segunda fase do Brasileirão feminino Sub-20 com 13 pontos, campanha igual a do Internacional, por exemplo, classificado como o melhor segundo colocado dos grupos.  

Isa Viana foi a destaque da equipe do Santos, com quatro gols marcados. O ‘Peixe’ ganhou quatro partidas, empatou uma (contra o Botafogo do Rio de Janeiro) e perdeu uma diante o Esmac Ananindeua, do Pará. 

Classificação do Grupo F

Santos – 13 pontos

Botafogo RJ – 9 pontos

Esmac Ananindeua – 6 pontos

Ceará – 3 pontos

A próxima fase do Campeonato Brasileiro de futebol feminino Sub-20 começa no dia 23 de maio. Serão dois grupos com quatro equipes. Cada time disputará três partidas nesta fase. Os dois melhores de cada grupo avançam às semifinais. 

APOIE O OLIMPÍADA TODO DIA

Desde setembro de 2016, o Olimpíada Todo Dia não deixa você ter saudade dos Jogos nunca. É o único veículo de comunicação que todos os dias traz a trajetória dos atletas olímpicos e paralímpicos, combatendo a monocultura do futebol e na busca de ajudar a mudar a cultura esportiva do Brasil. Gosta do nosso trabalho? Nos apoie! Faça um pix para [email protected]

Outra alternativa para nos apoiar é usando o cupom OTD em compras na Centauro. Com o cupom, você ganha 10% de desconto na compra de equipamentos esportivos e parte do valor será revertido para o Olimpíada Todo Dia. Vale lembrar que os descontos não são cumulativos. Se alguma peça já estiver em oferta, você não conseguirá aumentar o desconto, mas se colocar o cupom OTD, parte do valor vai ajudar o portal do mesmo jeito. Você pode comprar também pela vitrine do OTD no site das Centauro.

Mais em Futebol