Siga o OTD

Futebol

Palmeiras se vinga do campeão Inter e vai às quartas na Copinha

Após primeiro tempo quase perfeito, Verdão despacha o atual campeão do torneio, do Brasileiro, da Supercopa e tetracampeão gaúcho Sub-20, devolve eliminação no nacional do ano passado e está nas quartas de final da Copinha

Palmeiras Copa São Paulo de futebol júnior Internacional Oeste ao vivo
(Fábio Menotti/Palmeiras/arquivo)

O Palmeiras derrotou o Internacional por 2 a 1 nesta segunda-feira (17), no Estádio Distrital do Inamar, em Diadema, e se classificou para as quartas de final da Copa São Paulo de Futebol Júnior. A vitória teve gosto de revanche, já que o Verdão foi eliminado no Brasileiro Sub-20 do ano passado justamente pelo Colorado, que acabou ficando com o título. Agora, os paulistas pela frente Oeste ou Canaã na saga em busca do primeiro título da competição.

Além de campeão Brasileiro Sub-20, o Internacional é o atual campeão da Copa São Paulo, da Supercopa Sub-20 e tetracampeão gaúcho. O Palmeiras não fica atrás e é pentacampeão paulista da categoria. Além disso, a derrota para os gaúchos no nacional de 2021, por 2 a 1 na partida de ida das quartas de final no dia 18 de outubro, foi a última do time até agora. O jogo de volta daquele duelo, em São Paulo, empatou em 3 a 3.

Atropelo verde

Empurrado pela torcida, o Palmeiras começou com muita intensidade. Tanto que logo aos três minutos o zagueiro Naves subiu com muita saúde para disputar uma bola alta com Allison e acabou metendo os dois joelhos nas costas do camisa dez do Inter. Tomou o amarelo e não seria muito se fosse expulso. Três minutos mais tarde, saiu o primeiro gol do Verdão. Giovani cortou da direita no facão, invadiu a área, mas perdeu o domínio. Sem problemas, a bola ficou para Jhonatan bater de primeira, cruzado, e ela morreu no canto esquerdo de João Vitor após resvalar na defesa.

Jhonatan Palmeiras Copa São Paulo de futebol júnior Internacional
Jhonatan abriu o placar do jogo (Fabio Menotti/Palmeiras)

+ Chave, resultados e próximos jogos da Copinha

O gol não mudou o jogo e o Palmeiras seguiu alugando a intermediária do campo de ataque. Os colorados pareciam assustados e só tentavam alguma coisa no contra-ataque, sem, levar perigo. E o Verdão foi colecionando oportunidades. Aos 13min, Jhonatan testou para o chão levantamento vindo da direita e obrigou João Vitor a fazer uma defesaça no canto direito. Quatro minutos mais tarde o mesmo Jhonatan apareceu livre no fundo, perto da pequena área, rolou pra trás e a zaga conseguiu se recuperar. Aos 32, Giovani caiu na área após lance com Lucas Ryan e o estádio inteiro pediu pênalti. Foi bem duvidoso e não seria nenhum absurdo se o juiz tivesse apontado a marca fatal.

Podia ter sido três

Na reta final, o segundo gol em mais uma chegada pela direita. Desta vez, a bola foi cruzada rasteira para Vitinho, o zagueiro Lucas Ryan chegou antes e desviou, mas ela tocou no goleiro Lucas Flores e morreu nas redes. O terceiro poderia ter saído de pênalti ainda antes do intervalo – Guilherme Varjão meteu a mão na bola – mas Pedro Bicalho bateu e Lucas Flores salvou. Se o placar tivesse sido 3 a 0 nos primeiros 45 minutos estaria de bom tamanho, pois o Palmeiras amassou o Inter, que praticamente não chegou, apenas em alguns lances esporádicos com Lucca.

Inter desconta

O Inter voltou com três alterações do intervalo e tentou sair para o ataque. Melhorou, conseguiu chegar em lances bem construídos, mas ainda sem, de fato, ameaçar o goleiro Matheus. Aos 8min o camisa 1 do Palmeiras precisou se esticar para colocar para escanteio um desvio de cabeça e, aos 19, Leonardo chegou com ela na área, tentou cortar o zagueiro, que afastou o perigo.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Com mais confiança, o Colorado descontou aos 26. Lucca recebeu de Allison na entrada da área sem marcação, dominou meio mal, mas conseguiu girar e empurrar para o canto esquerdo de Matheus. Nos dez minutos seguintes, Vitinho, um dos que entrou no intervalo, teve duas boas chances de empatar. Primeiro ganhou pela esquerda, invadiu a área e bateu firme para boa defesa de Matheus. A seguir, cortou pelo meio, sem marcação, mas chutou um cima do arqueiro verde. A melhor oportunidade do empate foi aos 40min com Estêvão. Ele mandou um canhão que explodiu no travessão. Foi a última chance do Inter, que deu adeus ao bi Copa São Paulo e ainda tomou o troco do Palmeiras.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Futebol