Siga o OTD

Futebol

São Paulo sai na frente do Corinthians na final do Paulista

São Paulo vence o Corinthians no Morumbi, com direito a troco, e fica a um empate do título do Campeonato Paulista

Corinthians x São Paulo - Campeonato Paulista feminino ao vivo final
(Alexandre Battibugli/Paulistão)

O São Paulo saiu na frente do Corinthians na final do Campeonato Paulista feminino de futebol ao vencer o rival por 1 a 0 na tarde deste sábado (4) no Morumbi. Com isso, joga pelo empate a partida de volta, confirmada para quarta-feira (8), às 21h, na Neo Química Arena. Ao Timão, resta vencer por dois gols de diferença para ficar com a taça ou devolver a vantagem mínima para levar a decisão para os pênaltis. O gol foi de Micaelly aos nove minutos do segundo tempo após um lançamento espetacular de Glaucia.

A vitória serviu, ainda, como revanche para o Tricolor, que havia perdido no torneio apenas para as até então invictas rivais. Além da primeira derrota no campeonato, foi somente a segundo revés do Timão na temporada, em 41 partidas disputadas. A decisão deste ano repete a final de 2019, quando o Timão saiu com o troféu. Em 2020, o time de Parque São Jorge ficou novamente com a taça, mas vencendo a Ferroviária. O Tricolor também tem dois títulos, em 1997 e 1999, mas busca o primeiro após reativar a equipe, em 2019.

A final do Paulista feminino de futebol coloca frente a frente as duas melhores equipes do campeonato, com campanhas praticamente idênticas. O Corinthians fechou em primeiro a fase de classificação com 31 pontos somados em 10 vitórias e apenas um empate. O São Paulo fez um ponto a menos com dez vitórias e uma derrota, justamente para as arquirrivais. Nas semis, o Timão fez 1 a 0 e 4 a 1 na Ferroviária e o Tricolor venceu o Santos por 1 a 0 e 4 a 0. As alvinegras têm o melhor ataque, 52 gols, e a melhor defesa, cinco tomados. O São Paulo é o segundo melhor nos dois quesitos com 40 e 6.

São Paulo em cima

O primeiro tempo começou com muita intensidade, especialmente por conta da postura do São Paulo, apesar do desfalque de Formiga na última hora. As anfitriãs foram para cima, com Glaucia comandando o ataque. O Corinthians, também atual campeão da Libertadores e bicampeão Brasileiro, respondia com perigo em contra-ataques. Logo aos cinco minutos, por exemplo, Glaucia enfiou uma bela bola para Naná livre, por trás da zaga, e a goleira Kemelli teve de sair para abafar. Nove minutos mais tarde, foi a camisa nove que arriscou de fora para boa defesa da arqueira do Timão. Aos 19min Naná recebeu livre de novo, desta vez na direita, e cruzou para Jaqueline finalizar de primeira, de dentro da área, e a bola passou à esquerda do gol rival. As respostas do Corinthians foram com Grazy, Vic Albuquerque e Diany, mas o Tricolor foi para os vestiários ciente de que chegou mais perto do gol na etapa inicial.

À lá Gérson

A vantagem, então, veio aos nove minutos do segundo tempo com mais uma jogadaça de Glaucia. Ela meteu um lançamento à lá Gérson para Micaelly na ponta esquerda, a camisa 11 Tricolor entrou na área, passou como quis por Poliana e meteu uma bala cruzada no canto esquerdo de Kemelli para fazer explodir a torcida, que compareceu em bom número ao Morumbi. Logo a seguir, em uma saída de bola errada do Corinthians, Glaucia quase ampliou. Aos 16min, a dona do jogo teve outra chance em uma cobrança de escanteio, porém errou a cabeçada.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Em vantagem, o São Paulo recuou as linhas e passou a apostar e a levar perigo nos contra golpes. O Timão avançou e chegou aos 22min. Adriana invadiu a área pela esquerda e acabou desarmada por Thais na hora do arremate. Três minutos mais tarde, Gabi Zanotti lançou Cacau em um passe açucarado, parecido com o lance do gol do São Paulo, mas a atacante do Corinthians não conseguiu dominar a bola. Aos 34min, Gabi Portilho tentou empatar em uma paulada de fora da área e a bola passou assustando a goleira Carla. Aos 43min o Corinthians balançou as redes com Portilho em uma sobra de escanteio, mas a árbitra marcou falta de Zanotti na arqueira do São Paulo no lance anterior, em disputa de bola aérea dentro da pequena área. Os dois times ainda tiveram chances, mas a primeira final do Paulista feminino terminou com a vitória do São Paulo.

Reveja o duelo

Mais em Futebol