Siga o OTD

Futebol

Luciana pega três pênaltis e Ferroviária fica em terceiro

Após empate em 1 a 1 no tempo normal, goleira da Ferroviária brilha nas penalidades; jogadoras protestam contra o racismo

Luciana - Ferroviária - Libertadores feminina
(Instagram/lucianamaria351)

A goleira Luciana brilha novamente. Nesta quinta-feira (18), Ferroviária e Nacional-URU se enfrentaram na disputa do 3º lugar da Libertadores feminina, no estádio Arsênio Erico, no Paraguai. Após empate em 1 a 1 no tempo normal, a equipe de Araraquara levou a melhor na disputa dos pênaltis por 3 a 1, com sua arqueira voando e defendendo três cobranças.

A Ferroviária saiu atrás do placar logo no primeiro tempo. Em jogada de bola parada, Badell abriu o placar aos 21 minutos. A Ferrinha lutou e chegou ao empate no segundo tempo após lindo chute de fora de Rafa Mineira. A equipe de Araraquara seguiu tentando, mas Sochor acabou expulsa após receber o 2º cartão amarelo, dificultando a possível virada.

Com o empate no tempo normal, o jogo foi a disputa dos pênaltis, a segunda da Ferroviária consecutiva. Se na semifinal a equipe acabou caindo, dessa vez levou a melhor, graças a sua goleira. Luciana leu bem o 2º, 3º e 4º chutes do Nacional e garantiu o 3º lugar para a sua equipe.

Está foi a terceira vez consecutiva que a Locomotiva chega entre as quatro melhores equipes da América. Vale lembrar que o Corinthians está na final. A equipe enfrentará o Independiente Santa Fé, da Colômbia, que derrotou a Ferrinha por 4 a 2 nas penalidades da semifinal.

“A gente batalhou muito na semifinal, mas não conseguimos. Mas acho que esse 3º lugar glorifica a campanha que fizemos o ano inteiro. Ficar entre os três não é fácil. É um orgulho que nós temos que ter,” declarou a goleira.

+ Confira a tabela

Não ao racismo

A partida ficou marcada pelo apoio do Corinthians às rivais do interior. Em solidariedade ao episódio de racismo sofrido pela jogadora alvi-negra Adriana na semifinal, a Ferroviária ergueu os punhos em protesto ao preconceito. Nenhuma jogadora do Nacional, justamente o time responsável pelo ato, repetiu o gesto.

A equipe corinthiana desejou sorte às Guerreiras Grená e parabenizou as atuais campeãs da Libertadores pela conquista do 3º lugar.

A competição

O Brasil esteve representado por três clubes: Ferroviária, atual campeã, Corinthians e Avaí Kindermann.

Nesta nova edição da Libertadores de futebol feminino, a fase de grupos foi realizada em Assunção de 3 a 10 de novembro e a grande final será em Montevidéu (Uruguai) no dia 21 de novembro no Gran Parque Central, na mesma semana em que vão acontecer as finais masculinas da Copa Sul-Americana (dia 20) e da Libertadores (dia 27).

ferroviária paulistão feminino nacional
(Tiago Pavini/Ferroviária SA)

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Além do Brasil, o Paraguai é o país com mais times participantes: Sol de América, Deportivo Capiatá e Cerro Porteño, respectivamente. Também estarão em ação o argentino San Lorenzo de Almagro, o boliviano Real Tomayapo, os chilenos Santiago Morning e Universidad de Chile, os colombianos Independiente Santa Fe e Deportivo Cali, o equatoriano Deportivo Cuenca, o Peruano Alianza, o uruguaio Nacional e o venezuelano Yaracuyanos.

O Brasil ganhou nove das 12 edições da Libertadores de futebol feminino. Confira os campeões: Santos (2009 e 2010), São José (2011, 2013 e 2014), Ferroviária (2015 e 2020), Audax-Corinthians (2017) e Corinthians (2019).

Mais em Futebol