Siga o OTD

Futebol

Comissão Técnica da Seleção Principal acompanha treinos da Sub-17

Ao longo do dia, Duda Luizelli, Pia Sundhage, Lilie Persson e Beatriz Vaz observaram de perto as atividades da Seleção Feminina Sub-17, em Pinheiral (RJ).

Seleção Feminina de futebol sub-17
Créditos: Thais Magalhães/CBF

A Comissão Técnica da Seleção Feminina de futebol principal teve um dia de bastante trabalho! Nesta quinta-feira (7), Duda Luizelli, Coordenadora das Seleções Femininas, a técnica Pia Sundhage e suas auxiliares Lilie Persson e Bia Vaz foram até Pinheiral acompanhar o dia da Seleção Feminina Sub-17, que está concentrada no CT João Havelange. Também esteve presente o treinador da Seleção Feminina Sub-20, Jonas Urias. Sob os olhares atentos dos convidados ilustres, as jovens atletas treinaram em dois períodos e puderam, através do comando de Simone Jatobá, apresentar suas credenciais dentro das quatro linhas.

-Seleção sub-20 é convocada para amistosos contra o Paraguai

Feliz com a oportunidade de observar de perto o trabalho que vem sendo feito nas categorias de base femininas, Pia Sundhage, além de acompanhar os treinos, também deu conselhos em um breve pronunciamento direcionado às jovens que estão dando seus primeiros passos na carreira. Em entrevista ao site da CBF, a técnica da Canarinho viajou no tempo e relembrou um pouco de sua própria caminhada como atleta e ressaltou que essas jogadoras são o futuro do Brasil na modalidade. 

A palavra de Pia

Créditos: Thais Magalhães/CBF

“Sempre gosto de estar em campo, vendo atletas jogando o jogo e treinadores tentando fazer elas melhorarem. É ótimo ver atletas jovens, porque isso diz um pouco sobre o que vai acontecer dentro de 5, 6 anos. São essas jogadoras que farão a diferença no Brasil”, frisou, antes de falar sobre a sensação de ser um espelho para as jovens que buscam um futuro no esporte.

“Estou bem orgulhosa, de verdade. A jornada que elas estão trilhando agora, eu já trilhei um dia, na Suécia, na Itália, em diferentes clubes que joguei. Elas têm uma vida incrível com o futebol pela frente. Ver que elas olham para mim e veem que é possível, amo servir de modelo, de liderar pelo exemplo. Se elas tiverem um pouco de noção do que elas podem conquistar, elas aproveitarão. Como disse a elas, não é somente sobre figurar na Seleção, ser a melhor do Brasil, é sobre a jornada. A jornada é extremamente importante, porque na minha vida o futebol me ensinou muitas coisas. O quão importante cada um é e como nos ajudamos entre si”, completou.

Lilie Persson, por outro lado, destacou a importância da presença de representantes das três Seleções Femininas que vigoram atualmente na entidade. De acordo com a auxiliar-técnica, essa interatividade é primordial no diálogo de ideias de jogo entre as comissões. Com bagagem internacional quando o assunto são atletas de categoria de base, a sueca se mostrou entusiasmada com o que viu em campo.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

“Este lugar é incrível, toda a atmosfera, bem legal e calmo. Gostei bastante de acompanhar os treinos, é a primeira atividade (de base) que acompanho pessoalmente. Então é bacana ver isso de perto. É incrível ter esse reconhecimento, assim como é crucial que trabalhemos em conjunto, para que possamos debater sobre as jogadoras, mas também sobre o jogo, as diferentes táticas. Importante também para as jovens jogadoras verem que trabalhamos juntos, em equipe”, analisou.

Calendário

Concentrada desde a segunda-feira (4), a Seleção Feminina Sub-17 permanece em Pinheiral até o dia 28 de outubro. Ao longo da janela, as comandadas da técnica Simone Jatobá disputarão três jogos-treinos. De olho no Sul-Americano da categoria, agendado para o início de 2022, a Canarinho encara a equipe feminina sub-18 do Fluminense e o time masculino sub-13 do Botafogo, nos dias 13 e 20 de outubro, respectivamente. Por fim, no dia 27, as Guerreiras do Brasil voltam a campo contra adversário ainda a definir.

Mais em Futebol