Siga o OTD

Futebol

Seleção Sub-17 destaca talentos observados durante a pandemia

Comissão técnica da equipe aproveitou período sem atividades para mapear atletas da categoria e rever jogos do Brasileiro Feminino Sub-18 e Sub-16

Seleção Brasileira Sul-Americano Sub-17 de futebol feminino
Convocação da Seleção Feminina Sub-17 apresenta talentos observados durante paralisação (Laura Zago/CBF)

Visando o Sul-Americano Sub-17 feminino de futebol, previsto para novembro, a seleção brasileira teve que se modificar. Pensando na preparação para a competição que irá acontecer no Uruguai, a comissão técnica usou o período sem jogos em 2020, por conta da Covid-19, para observar atletas e rever partidas das seleções sub-18 e sub-16 e realizou encontros virtuais para análise de atletas.

O período de cerca de cinco meses sem atividades foi usado pela equipe técnica da seleção brasileira para realizar um mapeamento das jogadoras. Com mais tempo para estudar os jogos, o analista Felipe Soares pode rever os compromissos da equipe, em jogos preparatórios e treinos, e assim, destacar os pontos de evolução da equipe.

Seleção Brasileira sub-17
Seleção brasileira já treina na Graja Comary para o Sul-Americano Sub-17 (Laura Zago/CBF)

“Aproveitamos esse tempo para estudar. Fizemos jogos importantes em Portugal,antes da parada, que serviram de estudo para achar lances positivos e negativos. Realizamos reuniões com as meninas, e mostramos os lances, para assim, conseguirmos evoluir o nosso modelo de jogo. Conseguimos também fazer um detalhamento das atletas, análise de adversários e preparação de jogadas”.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

Com as avaliações e o período maior e atípico usado para avaliar uma maior quantidade de jogadoras, a comissão técnica assistiu partidas do Brasileiro sub-18 e sub-16. Com isso, a técnica Simone Jatobá convocou a goleira Awanny e a centroavante Tuane como dois novos nomes visando o Sul-Americano Sub-17 feminino de futebol.

Tuane seleção brasileira futebol feminino sul-americano sub-17
Tuane é um dos nomes analisados no período de isolamento da pandemia (Laura Zago/CBF)

“A gente conseguiu dividir entre a comissão técnica alguns jogos do Brasileiros Sub-16 e Sub-18. Conseguimos fazer mais uma busca, e foi importante porque a gente acabou vendo outras meninas. Também aproveitamos para montar um planejamento para a nossa convocação, e elaborar alguns trabalhos específicos, tanto dentro quanto fora de campo”, disse a treinadora. 

Preparação retomada

Visando a participação no Sul-Americano Sub-17 feminino de futebol, a seleção brasileira se apresentou para treinos na Granja Comary, em Teresópolis. Seguindo um forte protocolo de sanitário, as atletas iniciaram o trabalho focando a parte física.

A equipe nacional da categoria seguirá concentrada até o dia 9 de setembro na Granja Comary. A convocação marca o recomeço das atividades no Centro de Treinamento, paralisadas desde março deste ano devido a pandemia de Covid-19.

Mais em Futebol