Siga o OTD

Futebol

Brasileiro feminino retorna nesta quarta-feira com três jogos

Campeonato Brasileiro feminino volta nesta quarta-feira com o complemento da quinta rodada. Confira um mini guia!

Guia do Campeonato Brasileiro Feminino A-1 2020 volta
Ferroviária é a atual campeã do Campeonato Brasileiro de futebol feminino (Lucas Figueiredo/CBF)

O reinício do Campeonato Brasileiro Feminino de futebol volta nesta quarta-feira (26). Paralisado em março por conta da pandemia do coronavírus, a competição retorna com três partidas, que simbolizarão o encerramento da quinta rodada.

Às 14h, o atual segundo colocado do torneio, Santos, recebe o Audax na Vila Belmiro. Um pouco mais tarde, às 15h30, o Internacional recebe o Flamengo no Estádio SESC Campestre, em Porto Alegre. Por fim, a Ferroviária, atual campeão e líder da competição, visita o Corinthians em duelo no Parque São Jorge para reeditar a decisão do torneio no ano passado, às 19h30.

Situação do campeonato

Nesta temporada, o Campeonato Brasileiro Feminino está sendo disputado por 16 equipes. Na primeira fase, todas se enfrentam num turno único para definirem as oito melhores colocadas que avançam para o mata-mata. As quatro piores serão rebaixadas para a Série A2.

Até o momento da paralisação do futebol feminino nacional, quatro rodadas já haviam sido completadas. Com quatro triunfos nesses jogos, Ferroviária, de Araraquara (SP) e Santos dividem a liderança do torneio com vantagem para a equipe do interior paulista por conta do saldo de gols. Por outro lado, Audax, Vitória e Ponte Preta ainda não somaram pontos e aparecem na lanterna.

Ferroviária brasileiro feminino de futebol
Ferroviária é a atual campeã e líder da competição (Jonatan Dutra/Ferroviária SA)

Ainda não finalizada, a quinta rodada já contou com cinco jogos: o Minas Icesp goleou a Ponte Preta por 7 a 0, o Iranduba perdeu em casa para o Cruzeiro, por 2 a 0, o Palmeiras bateu o São Paulo por 2 a 1, o São José foi superado pelo Avaí Kindermann, como mandante, por 3 a 0, e o Grêmio derrotou o Vitória, por 2 a 0. 

A expectativa é de que a primeira fase seja toda finalizada até o dia 18 de outubro. As quartas de final estão programadas para começar no dia 25 de outubro, com os jogos da volta no dia 1º de novembro. As semifinais estão marcadas para os dias 8 e 14 de novembro, enquanto a decisão, prevista para 22 de novembro e 6 de dezembro.

Corinthians x Ferroviária, às 19h30

No duelo mais esperado neste retorno do Brasileirão, o Corinthians buscará se vingar da Ferroviária da derrota na final do ano passado, quando acabou perdendo o título na disputa por pênaltis.

+ Clássico Lyon e PSG definirá finalista da Champions na quarta

Desde o período da paralisação da competição, o elenco alvinegro sofreu algumas pequenas mudanças, como a saída da atacante Millene e a chegada da lateral-esquerda Yasmim. Até este momento, a equipe aparece na quinta colocação com nove pontos conquistados.

Corinthians reedita final contra Ferroviária no retorno do Brasileiro feminino futebol volta
Corinthians têm três vitórias nas quatro primeiras rodadas (Rodrigo Gazzanel/Agência Corinthians)

Por outro lado, a Ferroviária volta ao futebol com a expectativa de manter o 100% de aproveitamento. No entanto, a técnica Tatiele Silveira lembra que o momento é delicado, já que as atletas estão sem atuar numa partida oficial desde março.

“Nossa preocupação é a performance física das meninas. A gente quer ter a possibilidade de fazer um bom jogo, mas nós sabemos que estamos em construção. É um período de construção, com pouco tempo de trabalho”, avaliou a treinadora, que recebeu o reforço da lateral Daiane, ídola da torcida da Ferrinha.

Santos x Audax, às 14h

Com quatro vitórias nos quatro primeiros compromissos no Campeonato Brasileiro Feminino, as Sereias da Vila terão um uma missão tranquila, pelo menos na teoria. Volta diante do Audax, dono de uma campanha exatamente oposta, com quatro derrotas.

+ Fifa destaca a trajetória da árbitra brasileira Edina Alves Batista

Durante o período de paralisação, apesar da bola não estar rolando nos gramados, o Santos teve um enorme motivo para comemorar: o técnico, Guilherme Giudice, venceu um câncer no pescoço e no retroperitônio (espaço anatômico atrás da cavidade abdominal). Curado, busca agora o título para ter ainda mais motivo para celebração.

Guilherme Giudice Santos Brasileiro feminino futebol volta
Curado de um tumor, Giudice espera o título com o Santos (Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC)

“A gente imagina que será um campeonato novo. Assistimos a praticamente todos os jogos, mas acreditamos que as equipes voltarão diferentes. A ideia é brigar pelo título. Tivemos um bom início e a ideia é voltarmos no ritmo que paramos. Quero o título para dedicar ao clube e à torcida, que me deram tanto carinho e força nesse tempo”, avaliou.

Com um histórico vitorioso no futebol feminino, o Audax vive uma realidade completamente nessa temporada de 2020. Com problemas financeiros, a equipe paulista apostou num elenco jovem e tem encontrado problemas até o momento na disputa do Brasileirão tendo marcado apenas um gol e sofrido 12 nas quatro partidas até então.

Internacional x Flamengo, às 15h30

Internacional e Flamengo fazem nesta quarta um confronto direito na briga pela zona de classificação para o mata-mata do Brasileiro Feminino.

Com apenas dois pontos de diferença entre as equipes, o clube gaúcho aparece atualmente na oitava colocação, com oito pontos somandos em duas vitórias e dois empates, enquanto o Rubro-Negro tem seis após dois triunfos e duas derrotas nas quatro primeiras rodadas. É o 13º.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NOINSTAGRAM E NO FACEBOOK

Para se consolidar na parte de cima da tabela, as Guria Coloradas chegam ao confronto com uma expectativa alta para a volta. “A nossa preparação vem sendo feita com alguns ajustes, mas todo mundo está bem focado e motivado, querendo jogar e eu acho que isso é o mais importante. As nossas expectativas para o jogo são grandes, tanto tempo longe dos gramados e a vontade de atuar é enorme. A gente espera na quarta-feira fazer uma boa partida, sair com a vitória para começar com o pé direito o campeonato”, afirma a goleira Yasmim.

Internacional encara o Flamengo nesta volta do Brasileiro feminino de futebol
Internacional encara o Flamengo nesta retomada de Brasileirão (Mariana Capra/Internacional)

Pelo lado das cariocas, a equipe chega com uma novidade no banco de reservas para esta retomada da competição. Com a saída de Ricardo Abrantes do comando técnico do futebol da equipe, o time feminino do Flamengo passa a ser comandado por Celso Silva, que exercia a função de auxiliar.

Além da novidade no comando técnico, o time também terá novas caras dentro de campo nesta volta aos gramados. Isso porque o clube anunciou as contratações da zagueira Cida, ex-Santos, a volante Lorraynne e promoveu o trio formado por Carol Pereira, Maria Peck e Tainá das categorias de base para a equipe profissional de futebol.

Mais em Futebol