Siga o OTD

Futebol

Ex-técnico da seleção feminina, Vadão morre aos 63 anos

Treinador Oswaldo Alvarez, o Vadão, estava internado por conta de complicações de um câncer no fígado

vadao-convocacao-selecao-feminina-futebol-copa-do-mundo
Oswaldo Alvarez, o Vadão faleceu aos 63 anos em São Paulo (Reprodução/CBF)

O técnico Oswaldo Fumeiro Alvarez, mais conhecido como Vadão, morreu nesta segunda-feira (25), em São Paulo. O treinador esteva internado na UTI do Hospital Albert Einstein desde o dia 20 de maio, quando foi hospitalizado devido às complicações de um câncer no fígado que tratava desde o começo de 2020.

O técnico de futebol tinha 63 anos e era natural de Monte Azul Paulista, cidade do interior de São Paulo. Seu último trabalho foi à frente da seleção brasileira de futebol feminino na Copa do Mundo da França 2019, disputa em que o Brasil caiu para as anfitriãs nas oitavas de final.

O atleta

Por mais que tenha ficado famoso como técnico, Oswaldo Alvarez teve seu momento como jogador de futebol. Começou nas categorias de base do Guarani e rodou o interior de São Paulo.

No fim da década de 70 e início dos anos 80, ele atuou como meia-esquerda e passou por Catanduvense, Noroeste e Botafogo de Ribeirão Preto.

+ Música de Emicida motivou Aline Silva a se garantir em Tóquio

Contudo, após se formar em educação física, Vadão percebeu que sua carreira como jogador não teria muito futuro e aceitou o convite de Pedro Pires de Toledo, então preparador físico da Portuguesa, para ser seu auxiliar. Ali nascia o treinador.

O técnico

Seu primeiro contrato como técnico foi no Mogi Mirim, em 1992. Ganhou notoriedade pelas características ofensivas do time que montou no Mogi Mirim, que na época ganhou o apelido de “Carrossel Caipira”, em referência ao lendário time holandês, que encantou o mundo na Copa do Mundo de 1974.

Comandando o XV de Piracicaba, Oswaldo Alvarez foi campeão da Série do Campeonato Brasileiro de 1995.

Mas o ‘Mister Dérbi’ ficou famoso pelas ótimas campanhas que teve nas equipes rivais de Campinas, Guarani e Ponte Preta. Foram diversas passagens pelos clubes campineiros e Vadão nunca saiu derrotado de um clássico.

Dos nove jogos em que foi treinado no dérbi, cinco com o Guarani e quatro com a Ponte Preta, Vadão venceu cinco partidas e empatou outras quatro.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

Com o Athletico Paranaense, conquistou o estadual em 2000. Também foi campeão catarinense com o Criciúma, em 2013.

Em 2001, sagrou-se campeão do Torneio Rio-São Paulo pelo São Paulo com um time repleto de jovens revelações, dentre os quais destacava-se o então garoto Kaká.

Já em 2005, Vadão aceitou o desafio de comandar um clube fora do Brasil. Com o Tokyo Verdy, conquistou a Super Copa do Japão.

Em 2007 assumiu o comando do Vitória-BA, equipe que estava na série B. Com duas rodadas de antecedência, a equipe baiana comandada por Vadão conseguiu o acesso para a Série A do Brasileirão.

Oswaldo Alvarez, o Vadão, técnico com passagens pela seleção brasileira morreu
Oswaldo Alvarez, o Vadão, à frente da seleção brasileira em 2015 (wikicommons/Anders Henrikson)

Seleção feminina

Em 2014, mesmo sem nenhuma experiência no futebol feminino, Vadão foi convidado pela CBF para ser o técnico da seleção brasileira. Ele aceitou o cargo que tinha como principal objetivo a Rio-2106.

À frente da seleção, Vadão ganhou a Copa America de 2014 e os Jogos Pan-Americanos de Toronto-2015. Na Olimpíada do Rio de Janeiro, o Brasil terminou no quarto lugar e o técnico foi indicado pela FIFA como um dos 10 melhores treinadores do mundo em 2016.

Logo depois da Rio-2016, ele deixou o comando da seleção. Mas logo retornou, em setembro de 2017, com a missão de comandar o Brasil na Copa do Mundo de 2019.

Em 2018, mais uma conquista de Copa América, que rendeu a vaga para Tóquio 2020 e para o Mundial de 2019. Contudo, após a queda nas oitavas do Mundial da França, Vadão foi demitido.

Em sinal de luto, a CBF decretou a colocação de bandeiras a meio mastro em sua sede, como manifestação de respeito e admiração pelo legado que Vadão deixou no futebol.

Mais em Futebol