Siga o OTD

Futebol

Atacante transgênero está perto de fazer história na Argentina

Mara Gómez, aos 23 anos, depende apenas do registro da AFA para ser a primeira no futebol feminino profissional daquele país

mara goméz futebol feminino transgênero argentina
(Markus Spiske/pixabay)

A atacante Mara Gómez está perto de fazer história no futebol argentino. Está prestes a ser tornar a primeira atleta transgênero contratada por um time profissional feminino naquele país. A informação é da agência France Presse (AFP).

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Mara começou a jogar futebol quando tinha 15 anos e atua como centroavante. Ela foi a artilheira da liga feminina de La Plata nas últimas duas temporadas, chamando a atenção do Villa San Carlos, time da região, último colocado do futebol profissional feminino.

“É rápida e tem ótima finalização. Ao contrário do que as pessoas pensam, ela não é tão forte. Tenho várias meninas que são muito mais fortes e, mesmo sendo rápida, tenho meninas que são mais rápidas. É inteligente, aprende rápido. E ela faz gol, que é o que nos falta”, descreveu o técnico do clube, Juan Cruz Vitale, sempre de acordo com a AFP.

A contratação de Mara pela equipe depende da federação de futebol da argentina, a AFA. O time está apenas esperando o retorno das atividades, suspensas por conta da pandemia do novo coronavírus, para encaminhar o pedido à autoridade máxima do futebol daquele país.

“Há uma lei de identidade de gênero que não podem ignorar. Estamos convencidos de que ela vai poder estar com a gente”, acrescentou técnico para a agência de notícias francesa. A regulamentação que ele cita é de 2012, pioneira na América Latina, que possibilitou Mara a atualizar os dados em sua identidade quando fez 18 anos.

“Me sinto muito feliz de saber que, como sociedade, estamos fazendo um pouco mais, estamos abrindo mentes”, declarou a atleta, hoje com 23 anos.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Futebol