Siga o OTD

Atletismo

Itália autoriza atletas de ponta a retomar treinos em maio

Com números de casos de coronavírus diminuindo, país permitiu que atletas de esportes individuais retomem as atividades a partir do dia 4 de maio. Os de modalidades coletivas só voltam no dia 18

Itália autoriza atletas de ponta a retomar treinos em maio
O primeiro ministro italiano Giuseppe Conte assinou um decreto que possibilita a volta dos esportes (Instagram/giuseppeconte_ufficiale)

Uma boa notícia esportiva na Itália, país europeu mais atingido pela pandemia do coronavírus. O primeiro ministro italiano Giuseppe Conte assinou um decreto flexibilizando as duras medidas de isolamento social pelas quais o país passa desde o final de fevereiro em virtude da diminuição do número de casos e mortes por conta do vírus nos últimos dias. Com isso, os atletas de alto nível estarão liberados para retomar os treinamentos a partir do mês de maio.

Itália autoriza atletas de ponta a retomar treinos em maio coronavírus
O primeiro ministro italiano Giuseppe Conte assinou um decreto que possibilita a volta dos esportes (giuseppeconte_ufficiale)

Os atletas de modalidades individuais retornarão primeiro que os de modalidades coletivas, de acordo com o pronunciamento feito neste domingo (26).

+ CICLISTA ITALIANO FAZ ENTREGAS PARA AJUDAR NA PANDEMIA

“A partir do dia 4 de maio, o treinamento dos esportes individuais será autorizado, mas sem reuniões e com portões fechados”, disse Giuseppe Conte. Já os atletas dos esportes coletivos só retornarão aos treinos a partir do dia 18 de maio. As grandes competições esportivas da Itália não tiveram uma data de retorno anunciada, entretanto.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

 Velocistas mais rápido italiano na atualidade, Filippo Tortu, recordista nacional dos 100 metros rasos, disse em entrevista ao grupo ANSA que está “muito feliz de poder voltar aos treinamentos às pistas, mas devo admitir que esses dias sem sair de casa por conta do coronavírus foram úteis a mim no que diz respeito a viver minha vida esportiva de uma maneira diferente, além de aproveitar todos os momentos com a minha família.”

Italiano Filippo Tortu treinando em casa durante a quarentena

E o futebol?

Esporte mais popular da Itália, o futebol profissional vive um debate. Os dirigentes querem dar a atual temporada como encerrada. Na quinta-feira (23), a Federação de Futebol do país disse que estava estudando uma volta para o final de agosto.

A liga feminina tem brasileiras, como a Andressa Alves, na Roma, e a Maria Alves, na Juventus.

Ver essa foto no Instagram

Che Bella Squadra🐺❤️ #asroma

Uma publicação compartilhada por Andressa Alves (@andressaalves9oficial) em

Andressa Alves é atleta da Roma. Não se sabe quando o Campeonato Italiano vai voltar

Dois em cada três cidadãos da Itália são contra o retorno das competições de futebol devido à situação de saúde no país, segundo uma pesquisa publicada neste domingo pela agência AGI.

“Podemos voltar os treinamentos gradualmente. Mas esse retorno deve ser feito com a maior segurança possível, com a saúde de todos os cidadãos italianos acima de tudo,” declarou o ministro dos esportes italiano Vincenzo Spadafora.

De acordo com um mapeamento realizado pela Universidade John Hopkins, a Itália tem quase 200 mil casos de coronavírus confirmados. É, entretanto, o país com mais mortes por conta do vírus. Até hoje, foram confirmados quase 27 mil óbitos.

Mais em Atletismo