Siga o OTD

Coronavírus

Uefa avalia opções para finalizar temporada europeia

Entidade possui dois planos para encerramento das competições e planeja decisão da Champions para dia 29 de agosto

futebol brasileiro feminino sub-17 copa do brasil sub 20 seleção brasileira coronavírus
Entidade planeja encerramento da temporada até o final de agosto (Foto: jarmoluk/Pixabay)

Com o futebol europeu paralisado desde março, a Uefa segue tentando encontrar uma forma para finalizar os torneios da temporada 2019/20. Na quinta-feira (24), a entidade realizou uma reunião e, pela primeira vez, admitiu o encerramento de ligas nacionais sem a realização dos jogos restantes.

As decisões da Uefa impactam diretamente em uma série de jogadoras brasileiras que estão atuando por equipes europeias. Este é o caso, por exemplo, de Formiga e Luana Bertolucci, que atuam pelo Paris Saint-Germain, e Ludmila, que defende o Atlético de Madrid, equipes que seguem vivas na busca pelo título da Liga dos Campeões Feminina.

Há diversas outras, como Andressa Alves, na Roma, Aline, Jujuba, Joyce e Rafaela Anchieta, no Tenerife, além de diversas outras em Portugal, Noruega, Espanha.

Apesar de admitir essa possibilidade, a entidade reafirmou o desejo de que as ligas nacionais “explorem todas as opções possíveis” para finalizar suas competições. Ainda segundo o documento, as justificativas aceitar para um encerramento prematuro das ligas são duas: uma ordem oficial que proíba eventos esportivos no país ou problemas econômicos que coloquem em risco a estabilidade financeira de longo prazo da competição e/ou dos clubes.

A entidade revelou ainda que atualmente trabalha com duas opções de calendários para o encerramento das competições europeias. Uma das opções faria com que os torneios domésticos sejam realizados de maneira simultânea as competições internacionais, enquanto a segunda opção prevê o encerramento das ligas nacionais antes das fases finais das competições europeias.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

Apesar da Uefa não citar datas para a realização das fases finais da Liga dos Campeões e Liga Europa, o jornal francês L’Equipe revelou que a entidade trabalha com as datas para a final da Liga Europa e Champions League nos dias 27 e 29 de agosto, respectivamente.

O documento explica ainda que a definição dos classificados para as competições internacionais das ligas que precisarem ser encerradas prematuramente precisa ser feita respeitando o “mérito esportivo” e por meio de um processo transparente.

Eurocopa feminina adiada

Ainda nesta quinta-feira a Uefa fez outro anúncio importante. A Eurocopa feminina, marcada inicialmente para 2021, será realizada agora entre os dias 6 e 31 de julho de 2022. A sede da competição segue sendo a Inglaterra. A mudança da data ocorre por conta dos adiamentos das Olimpíadas de Tóquio e da Eurocopa masculina para 2021, devido à pandemia do novo coronavírus (covid-19).

+ Organização de Tóquio nega possibilidade de novo adiamento

“Quando precisamos tomar uma decisão urgente sobre o adiamento da Eurocopa masculina, tínhamos em mente o impacto que traria à edição feminina. Consideramos cuidadosamente todas as opções, com o crescimento do futebol feminino em nosso pensamento. Ao transferir o torneio para o ano seguinte, garantimos que a competição será o maior evento de futebol do verão (europeu), proporcionando os holofotes que merece”, afirmou o presidente da Uefa, Aleksander Čeferin, em nota publicada no site da entidade.

Mais em Coronavírus