Siga o OTD

Futebol

Brasil e Holanda não saem do zero na estreia do Torneio da França

Seleção e empata sem gols contra a atual vice-campeã do mundo na primeira partida do Torneio Internacional da França, preparatório para os Jogos de Tóquio

Brasil e Holanda não saem do zero na estreia do Torneio da França
crédito: divulgação CBF

A Seleção Brasileira Feminina de futebol fez sua estreia no Torneio Internacional da França nesta quarta-feira (04). Diante da Holanda, atual vice-campeã do mundo, as comandadas de Pia Sundhage empataram em 0 a no Stade du Hainaut, em Valenciennes.

Com o resultado, o Brasil divide a segunda colocação do torneio com a Holanda, com um ponto cada. No outro jogo, a França derrotou o Canadá por 1 a 0 e lidera a competição com três pontos. A Canarinho volta a campo no próximo sábado (7), às 17h (horário de Brasília), quando irá enfrentar justamente a seleção francesa.

No primeiro grande teste do invicto Brasil da Era Pia, o time não foi tão bem, mas não saiu derrotado de campo diante de uma equipe mais estruturada, que joga junto há mais tempo e que venceu todas as suas partidas na Copa do Mundo da França em 2019, perdendo apenas a final para os Estados Unidos.

Soma-se a isso a longa escala que a seleção teve que fazer em Frankfurt e o desentrosamento da equipe diante de um adversário que já joga junto há muito mais tempo.

O jogo

A equipe brasileira começou bem o jogo. Num bom esquema tático defensivo, anulou as principais armas ofensivas holandesas, como as jogadoras Mertens, Groenen e Spitse. O Brasil, com maior volume de jogo, era quem comandava as ações, apesar de não conseguir furar a defesa holandesa para finalizar com perigo. Se o meio-campo brasileiro tivesse uma melhor armação e triangulação, as possibilidades de contra-ataque poderiam ter sido maiores.

A defesa sofreu com as bolas enfiadas pelos dois lados. Pelo flanco direito, o Brasil contou com um jogo ruim da jogadora holandesa Van de Sanden, que perdeu boas oportunidades de abrir o placar. Pela esquerda, A Holanda tentou muito com a número 11 Martens, mas parou nos pés da jogadora Luana, que fez grande partida. Após o empate, a jogadora avaliou o comportamento da seleção diante do forte adversário.

“Acho que eu fiz o meu melhor. Ainda tem muito a melhorar; A gente teve muito pouco tempo pra treinar. Mas de uma maneira geral, acho que a gente fez um bom trabalho. Tivemos uma capacidade de se adaptar rápido e mantivemos um padrão tático, fizemos o que a Pia propôs. De uma maneira geral, foi bem produtivo,” declarou a jogadora.

No segundo tempo, a técnica Pia Sundhage tirou Marta e Debinha para as entradas de Cristiane e Bia Zaneratto, em uma tentativa de explorar uma das únicas falhas que a equipe holandesa demonstrou durante a Copa do Mundo no ano passado. O meio-campo brasileiro não ajudou e as duas acabaram muito isoladas na frente.

A Holanda foi melhor durante boa parte do segundo tempo e só não abriu o placar pela falta de pontaria das atacantes e da goleira Natascha, que entrou no segundo tempo no lugar de Aline e fez uma bela estreia pela seleção.

+INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE

O Brasil saiu bem em contra-ataques durante todo o jogo. Ludmilla foi derrubada no primeiro tempo e a zagueira que cometeu a falta poderia ter sido expulsa. O Brasil também reclamou de um possível puxão em Andressinha na área no segundo tempo não dado pela arbitragem.

O Brasil volta a atuar neste sábado (7) diante da França, em uma revanche das oitavas-de-final da Copa do Mundo de 2019. As anfitriãs estrearam com vitória de 1 a 0 diante do Canadá. O último adversário brasileiro será o Canadá no dia 13, às 15h, em Calais.

 

Mais em Futebol