Siga o OTD

Canal Lukas Kenji

Por que o futebol é sub-23 nas Olimpíadas?

Brasil x Cabo Verde - Amistoso Seleção Olímpica

O futebol é o único esporte que impõe limitação de idade nas Olimpíadas. Na categoria masculina, só podem atuar jogadores com até 23 anos – desde Atlanta 1996, três atletas com idade superior também podem ser convocados. Mas por que o esporte mais popular do mundo é tão restritivo nos Jogos Olímpicos?

Tudo por conta de uma treta entre a Fifa, entidade máxima do futebol, e o COI, que comanda as competições olímpicas. A modalidade entrou no calendário olímpico nos jogos de Paris 1900, porém, em caráter de exibição. O futebol só ganhou status de esporte olímpico em Londres 1908.

Com número de adeptos e de espectadores em ascensão, as Olimpíadas tornaram-se o torneio de futebol mais importante do mundo entre as cinco edições disputadas entre 1908 e 1928.

A mamata acabou quando a Fifa, fundada em 1904, passou a organizar a Copa do Mundo, que teve início em 1930. A entidade proibiu a realização do futebol nos jogo de Los Angeles 1932.

O futebol voltou a ser disputado em Berlim 1936, mas apenas com jogadores amadores. Assim, seguiu até Moscou 1980. Nos dez jogos disputados durante o período, houve hegemonia de países do leste europeu. Isso porque eles encontraram um jeito de burlar a regra. Atletas militares existiam aos montes nesse países e, assim, eram considerados amadores. Um exemplo era o atacante húngaro Ferenc Puskas, um dos maiores atacantes da história.

Jogadores profissionais só puderam participar do futebol nas Olimpíadas a partir de Los Angeles 1984. No entanto, só estavam aptos os atletas que não tivessem jogado uma Copa do Mundo.

A liberação de atletas sub-23 surgiu em Barcelona 1992. Mas a permissão para que três jogadores acima dessa idade pudessem ser inscritos ficou vigente quatro anos mais tarde, em Atlanta 1996. Este modelo segue em vigor até hoje.

Apresentador do canal Kenjiria, dedicado ao esporte olímpico.

Mais em Canal Lukas Kenji