Siga o OTD

Futebol

Brasil vira nos acréscimos e é tetracampeão mundial sub-17

Brasil vira para cima do México com gols aos 38 e aos 47 minutos do segundo tempo.

Brasil enfrenta o México na final da Copa do Mundo Sub-17 de futebol
(Alexandre Loureiro/CBF/arquivo)

O Brasil é tetracampeão mundial sub-17! Em um jogo para lá de emocionante, a Seleção Brasileira fez prevalecer a superioridade técnica no Bezerrão e, com muita raça, venceu de virada o México na grande final da Copa do Mundo por 2 a 1.

O Brasil foi melhor e mais envolvente ao longo dos 90 minutos, mas pecou muito nas finalizações. Depois de terminar o primeiro tempo com placar inalterado, o México abriu o marcador aos 20 minutos e depois se fechou. A equipe de Guilherme Dalla Déa, porém, não desistiu em momento algum e chegou ao empate em cobrança de pênalti de Kaio Jorge aos 38 minutos e virou aos 47 com Lázaro.

Com o resultado, o Brasil conquista o quarto título da Copa do Mundo sub-17 depois de 16 anos de jejum. E com uma bela história: A equipe não se classificou em campo, herdou a vaga por sediar a competição, foi líder absoluto da fase de grupos, sofreu contra o Chile nas oitavas e virou de maneira inesquecível contra França e México.

Kaio Jorge, do Santos, recebeu a chuteira de bronze, sendo o terceiro artilheiro da competição. Matheus Donelli, do Corinthians, levou a luva de ouro de melhor goleiro. E Gabriel Veron, do Palmeiras, recebeu a bola de ouro de melhor jogador do torneio.

O jogo

O Brasil começou o jogo com tudo. Desde o primeiro minuto, a Seleção foi para cima e sufocava o México, que mal conseguia sair jogando. A equipe da casa chegou a carimbar o travessão com João Peglow depois de bela jogada de Kaio Jorge e assustava o goleiro Garcia, que precisou trabalhar.

Com o passar do tempo, o Brasil foi ficando nervoso com o gol que não saía e o México foi ficando mais confortável em campo, equilibrando as ações. Chegou a levar algum perigo em uma cobrança de falta e em uma boa jogada na área, mas também não conseguiu balançar as redes.

O Brasil era melhor tecnicamente, mas seguia pecando nas finalizações. A Seleção Brasileira ainda teve uma boa chance no finalzinho da primeira etapa em jogada individual de Gabriel Veron pela direita, mas a bola foi desviada e saiu pela linha de fundo.

Na volta do intervalo, a partida começou mais equilibrada e era lá e cá. Logo aos seis minutos, o Brasil desperdiçou grande chance, quando Kaio Jorge bateu de primeira e mandou por cima da meta mexicana.

No entanto, como diz o ditado: quem não faz… O jogo ficou intenso e estava aberto. O Brasil tentava, envolvia o México, mas não assustava de fato, errando passes e desperdiçando grandes oportunidades. E aí, aos 20 minutos, Pizzuto cruzou na área e Gonzales subiu para cabecear perfeito e abrir o placar no Bezerrão.

Depois de marcar o gol, o México se fechou no campo de defesa e o Brasil trocava passes para tentar furar a marcação adversária. A Seleção tocava muito, mas errava demais nas finalizações. Ficou na cara do gol em várias oportunidades e em todas, mandou para fora.

E como diz outro ditado: água mole em pedra dura, tanto bate até que… Aos 36 minutos, o Brasil protagonizou um lance inacreditável. Na verdade, três. Veron recebeu na entrada da área, tocou pra Lázaro, que chutou em cima do marcador. Na sobra, Daniel Cabral arriscou de fora da área e acertou o travessão. E no rebote, Veron cabeceou por cima do gol.

No meio de tudo isso, porém, o árbitro foi chamado pelo VAR, foi ao monitos à beira do gramado e deu pênalti de Gomez em Veron. Na cobrança, Kaio Jorge bateu rasteiro no canto esquerdo do goleiro Garcia e incendiou o Bezerrão.

Na sequência do jogo, o Brasil mostrou toda a sua raça e não desistiu em momento algum. Quando a partida se encaminhava para os pênaltis, aos 47 minutos, Yan cruzou da direita e Lázaro bateu de primeira, sem chances para Garcia e marcou o gol do título mundial!

O México ainda teve uma falta para cobrar aos 51 minutos, mas mandou para fora, consagrando o Brasil como campeão do mundo!

Ao vivo – Brasil x México – Copa do Mundo Sub-17 de futebol

+ INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Futebol