Siga o OTD

Futebol

Pia Sundhage é a nova técnica da Seleção Brasileira feminina

Rogério Caboclo e Pia Sundhage. Créditos: Laís Torres/CBF

A CBF foi para o exterior para trazer a substituta de Vadão. Nesta quinta, anunciou a contratação da sueca Pia Sundhage, técnica bicampeã olímpica. Ela acertou contrato de dois anos, com possibilidade de renovação por mais dois.

“A escolha da Pia reflete a nova dimensão que vamos imprimir ao futebol feminino no Brasil. A partir da sua chegada, desenvolveremos um planejamento totalmente integrado entre a Seleção Principal e a base, equilibrando objetivos de curto prazo, como Tóquio 2020, com a renovação contínua dos nossos talentos. Pia reúne a experiência e o talento perfeitos para isso. É uma enorme alegria termos essa lenda do futebol feminino no nosso time. Na busca permanente por inovação e excelência, teremos pela primeira vez, uma treinadora estrangeira comandando a Seleção Brasileira Feminina,” afirmou o presidente da CBF, Rogério Caboclo, em nota.


Sundhage foi jogadora da seleção da Suécia e disputou duas Copas do Mundo por seu país. Como técnica, assumiu a seleção americana em 2007 e foi bicampeã olímpica. No Rio 2016, foi prata com a Suécia.

O Brasil já participou diretamente da trajetória da técnica em vários momentos. A eliminação dos Estados Unidos para o Brasil na Copa do Mundo de 2007 foi o que levou Sundhage à seleção americana. Em Pequim 2008, Pia venceu a seleção canarinho na final olímpica. Já em 2016, eliminou o Brasil na semifinal.

Em vídeo, Sundhage se disse animada pela chance de treinar a seleção.

“Eu só queria falar para vocês o quanto eu estou empolgada em treinar o país do futebol, o Brasil,” disse. “Para alcançarmos o melhor desempenho juntos. Vamos Brasil!”

O primeiro grande desafio de Sundhage é daqui a um ano: os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

Mais em Futebol